Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Arrendamento Senhorios nos EUA continuam a despej...

Senhorios nos EUA continuam a despejar inquilinos, apesar da proibição

Invitation Homes Inc, o maior proprietário de casas unifamiliares nos Estados Unidos, despejou Marvia Robinson da casa que arrendava. A Reuters conta a sua história.

Marvia Robinson com o filho

Notícias ao Minuto

15:38 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Despejos EUA

Proprietários têm persistido em despejar os inquilinos de suas casas, em todos os Estados Unidos, apesar das medidas governamentais destinadas a manter os inquilinos em suas casas. Conheça 'aqui' a história de Marvia Robinson que foi uma das inquilinas despejadas da casa que arrendava, em plena pandemia.

No ano passado, as horas de trabalho de Marvia Robinson foram reduzidas e o seu pagamento diminuído, para apenas 65 dólares americanos, por um período de duas semanas. O resultado? Atrasou-se a pagar a renda ao senhorio, conta a Reuters.

Em janeiro, já devia cerca de 4 mil e 920 dólares americanos. Nesse sentido, contactou a Invitation Homes e perguntou se estariam dispostos a aceitar fundos de um programa do condado que dá aos proprietários 4.000 dólares, em arrendamento atrasado.

Em resposta por e-mail, analisada pela Reuters, a Invitation Homes disse que a empresa não estava a participar do programa “devido às restrições do proprietário”, sem explicar o que isso significava. 

A empresa enviou então um e-mail com informações sobre outros programas de ajuda do governo e organizações sem fins lucrativos, bem como financiadores de pagamentos, bancos de alimentos e, até mesmo, maneiras de ganhar dinheiro a vender cabelo, plasma e óvulos de doadores, saliente-se. 

Em 8 de janeiro, a empresa volta a contactar Marvia Robinson mas, desta vez, com uma nota a pedir o arrendamento atrasado acompanhado por taxas adicionais. Assinou como:

Estamos nisto juntos, Equipa de suas casas de convite”, revela a Reuters.Em 13 de janeiro, a Invitation Homes abriu processo para despejar Marvia Robinson

Dois dias depois, Marvia  Robinson entrou com uma declaração manuscrita no tribunal civil do Condado de Orange atestando que se qualificava para alívio nos termos da moratória nacional sobre despejos do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (Centers for Disease Control and Prevention - CDC).

Saliente-se que esta ordem, reforçada por medidas estaduais e locais semelhantes, visa proteger as pessoas que perderam renda na pandemia de perderem suas casas.

Em fevereiro, um juiz do condado de Orange aprovou o despejo. 

Senhorios nos EUA continuam a despejar inquilinos em plena pandemia e apesar da proibição do CDC

À medida que a pandemia entra no seu segundo ano, este caso de Marvia Robinson e muitos outros revelam que os proprietários têm persistido em despejar os arrendatários das suas casas, em todos os Estados Unidos, apesar das medidas governamentais destinadas a manter os inquilinos em suas casas.

De acordo com o Laboratório de Despejo da Universidade de Princeton, afirma a Reuters, 318.091 famílias enfrentaram processos de despejo durante a pandemia nas 27 cidades que o projeto de pesquisa acompanha, incluindo Phoenix, Milwaukee e Dallas. 

A maioria dos inquilinos vive em apartamentos ou casas pertencentes a pequenos proprietários familiares, que muitas vezes dependem fortemente da sua renda de arrendamento.

Mas, saliente-se que, com base em uma revisão de centenas de processos judiciais em todo o país, são os grandes proprietários corporativos com carteiras de propriedades em vários estados que têm sido os mais agressivos no processo

Leia Também: Maioria dos despejos são proibidos até final de junho nos EUA

Campo obrigatório