Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Dona da IKEA investe mais 4.000 milh...

Dona da IKEA investe mais 4.000 milhões para as energias renováveis

Grupo Ingka irá investir cerca de 4.000 milhões de euros extra na transição para as energias renováveis, tendo em vista um “mundo melhor, mais verde e mais justo” para todos.

Dona da IKEA investe mais 4.000 milhões para as energias renováveis
Notícias ao Minuto

09:11 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Ikea

O Grupo Ingka, o maior retalhista da IKEA, a que pertence a IKEA Portugal, revelou que vai investir 4.000 milhões de euros adicionais na transição para as energias renováveis, revela comunicado ao que o Idealista teve acesso.

O investimento irá apoiar a “redução da pegada climática” da empresa e permitirá uma “transição mais ampla para a neutralidade carbónica” da sociedade, tendo em vista um “mundo melhor, mais verde e mais justo” para todos, revelou em comunicado.

Na última década, o Grupo Ingka investiu 2.500 milhões de euros em energia renovável, nas suas instalações e em parques eólicos e solares, permitindo à empresa gerar mais energia renovável do que a que consome, a um nível global.

Nesse sentido, esta aceleração feita pela Ingka Investments,  assinala o “próximo passo” na direção de tornar a energia do grupo empresarial “100% renovável, em toda a sua cadeia de valor”, revela o Idealista, de acordo com o mesmo comunicado.

A sueca IKEA está comprometida com o Acordo de Paris, sublinhe-se, assim como em contribuir para limitar o aumento do aquecimento global em 1,5°C, acima dos níveis pré-industriais. Nesse sentido, “todos devemos fazer a nossa parte para limitar o aquecimento global a 1,5°C”, defende o  presidente executivo do Grupo Ingka, Jesper Brodin. “Se não agirmos, as consequências são muito graves e teremos riscos substanciais para os nossos negócios e para as pessoas”, sustentou o responsável.

Desde 2009, o Grupo Ingka tem vindo a investir, através da Ingka Investments, em empresas inovadoras que apoiam os objetivos de sustentabilidade, incluindo o cumprimento da meta de produzir 100% de energia renovável, lê-se na página oficial da marca sueca.

Neste contexto, em 2018, a IKEA Portugal passou a deter o Parque Eólico do Pisco, com 25 turbinas, que produz energia renovável equivalente à que consomem cerca de 30 lojas IKEA

Saliente-se que o Grupo Ingka, atualmente possui e administra 547 turbinas eólicas, 10 parques solares em 15 países e 935.000 painéis solares nos telhados das lojas e armazéns IKEA, elevando a sua energia renovável instalada total para mais de 1,7 gigawatts (GW).

Leia Também: Energia renovável chega a casa dos portugueses com a IKEA

Campo obrigatório