Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Decoração 'Home office'. Teletrabalho? Não tem...

'Home office'. Teletrabalho? Não tem de ser desconfortável

Atualmente sabemos como é bom ter um 'home office' e a falta que nos fazem alguns elementos. O Ekonomista apresenta o mobiliário de escritório essencial ao seu bem-estar.

'Home office'. Teletrabalho? Não tem de ser desconfortável

A conjuntura atual e o teletrabalho mostram a importância de ter um espaço de trabalho em casa. Nesse sentido, sabe o que é essencial para poder montar um espaço confortável e com boas condições para trabalhar? O Ekonomista fez uma pesquisa e reuniu algumas ideias para si. Veja-as ‘aqui’.

É importante salientar, em antemão, que deve ter em conta a ergonomia e o conforto do mobiliário de escritório, uma vez que este pontos estão ligados à saúde e produtividade de quem os utiliza. Além da decoração, é essencial pensar na forma como os diferentes objetos são utilizados. Tome nota.

Mesa

De todo o mobiliário de escritório, este é o elemento mais básico e, no entanto, o mais essencial, sendo que a sua escolha está diretamente relacionada com a postura e a saúde da coluna.

Note que a mesa ideal deve estar próxima dos 75 centímetros de altura, permitindo assim uma boa posição para quem usa o computador. Para escolher o melhor modelo é essencial que pense como será utilizada. 

Cadeira

A escolha desta peça deve ser exigente, uma vez que vai ter um forte impacto na saúde da coluna do seu utilizador. Uma cadeira desadequada pode influenciar a postura e  produtividade.

A cadeira deve ser confortável e favorecer uma boa postura, sustenta o Ekonomista. Idealmente deverá ter um encosto acolchoado, apoio para braços e uma altura e inclinação ajustáveis.

Prateleiras e Estantes

Dentro do mobiliário de escritório essencial, a arrumação é algo que não se pode pôr de parte. As prateleiras e estantes ajudam-nos a manter a organização. Além disso, podem ajudar a colocar elementos decorativos, a armazenar materiais e a manter o ambiente mais clean.

Apoio de pés

Imagine que tem uma mesa alta e precisa de ajustar a cadeira. Deverá ter em conta que os antebraços devem formar um ângulo de 90º quando apoiados na mesa. Caso verifique que apenas a ponta dos seus pés toca no chão, é sinal que vai precisar de um apoio de pés. 

Iluminação

A escolha da iluminação no local de trabalho é um dos fatores mais importantes, pois uma boa iluminação poderá ajudar a evitar dores de cabeça ou cansaço visual. Se não tiver a possibilidade de ter uma boa iluminação natural, invista em candeeiros de secretária que reforcem a luminosidade do ambiente

Decoração

Na escolha do mobiliário de escritório é essencial que aposte em cores e elementos decorativos que lhe agradem. Aposte em tons mais claros e neutros e complete com elementos decorativos tais como plantas, fotografias da família ou um quadro que goste, sustenta o Ekonomista.

Leia Também: Quer saber quais são as decorações preferidas dos 'Millennials'?

Campo obrigatório