Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Programas ECO, por serem tão demorad...

Programas ECO, por serem tão demorados, permitem mesmo poupar?

Quer saber se os programas ECO dos eletrodomésticos são realmente eficientes e permitem poupar? Siga os conselhos da DECO de como estes programas funcionam nas máquinas de secar roupa.

Programas ECO, por serem tão demorados, permitem mesmo poupar?
Notícias ao Minuto

16:14 - 21/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Programa ECO

Se tem uma máquina recente e eficiente, já deve ter notado que a roupa demora mais tempo a secar no programa ECO. Uma das perguntas frequentes de quem tem um aparelho com este programa é se o facto de demorar tanto pode mesmo significar poupança, refere a DECO Proteste.

Com funcionam as máquinas de secar roupa?

Note que no caso das máquinas de secar roupa, usa-se uma tecnologia de condensação com uma bomba de calor ou resistências. Em ambos os casos, são fontes de calor que aquecem o ar que passa pelo tambor e que tira a humidade da roupa.

Ao contrário das máquinas de secar de exaustão, que expelem o ar húmido, as de condensação são mais eficientes porque usam o ar já quente, explica a DECO Proteste. Depois de passar pela roupa, este ar atravessa outro circuito de condensação para retirar a água do ar e, por último, agora sem humidade, é de novo aquecido pela bomba de calor ou pelas resistências e volta para o tambor.

Outra razão para a eficiência das máquinas de secar roupa de condensação é o facto de usarem uma temperatura mais baixa do que as máquinas de secar tradicionais. Desta forma, levam mais tempo para atingir o mesmo grau de secagem, mas não estão a gastar mais. Tome nota que quanto mais eficiente for a máquina, maior é a duração do programa e, ainda assim, menor é o consumo energético, salienta a DECO.

As mais eficientes são as que apresentam melhores resultados na classificação global dos testes. Se a duração dos programas é um dos pontos mais importantes na escolha de uma máquina de secar, veja aqui a avaliação que a DECO fez a este parâmetro no comparador.

Máquinas de condensação gastam menos energia

A DECO Proteste verificou, nos seus testes a máquinas de secar roupa, que as máquinas de condensação com bomba de calor são muito mais eficientes do que as de resistência.

Em termos de tempo de secagem, as primeiras demoram, em média, mais 46 minutos no programa de algodão e mais 21 minutos no programa de sintéticos. Mas, no final, acabam por ter um consumo global mais baixo.

Leia Também: Dia da Terra. Hisense oferece produtos preocupados com o ambiente

Campo obrigatório