Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Imobiliário Habitação Casa no Porto vence prémio de arquit...

Casa no Porto vence prémio de arquitetura em Nova Iorque

Uma das mais recentes obras do arquiteto Raulino Silva, a Casa Aldoar, venceu o Prémio Silver 2021, do Muse Design Awards.

Casa Aldoar

Uma casa no Porto, sendo uma das obras mais recentes do arquiteto Raulino Silva, venceu dois prémios internacionais de arquitetura. Chama-se Casa Aldoar e, desde início do ano de 2021, tem recebido um grande destaque internacional, revela comunicado enviado aos jornalistas.

Esta habitação unifamiliar, localizada no loteamento do Monte da Ervilha, junto à Foz do Douro, já foi nomeada para o Prémio Obra do Ano 2021, do Archdaily Brasil, integrou a seleção oficial do Prémio London International Creative Competition 2021, venceu o 1º Prémio no Architect of The Year Awards 2020, na categoria Private Residential Built, e esta semana foi anunciado em Nova Iorque como vencedora do Prémio Silver 2021, do Muse Design Awards, na categoria Architectural Design – Residential. 

Memória da Casa Aldoar

O terreno urbano, longo e estreito, permitiu a construção de uma cave, dois pisos e um recuado. Na fachada principal da Casa Aldoar há um pequeno jardim. Na lateral, desenvolve-se uma rampa de acesso à garagem na cave e na zona posterior a piscina com uma área de estar exterior.

O piso da cave tem a garagem, a lavandaria, a casa das máquinas e um quarto para as visitas, salienta o mesmo comunicado. No piso térreo está a cozinha voltada para a rua e a sala voltada para a piscina. Na zona central da casa conta com um elevador e um pequeno sanitário.

No piso superior, estão as três suites, as duas mais pequenas e a principal com um quarto de vestir. Há ainda outra suita, no piso recuado, e o escritório na zona posterior aberto para um terraço.

Em comunicado, nos espaços interiores brancos com a carpintaria a alto brilho, sobressai-se o soalho de pinho maciço nos pavimentos e no ripado das escadas. O mármore branco é utilizado nos quartos de banho, nos pátios e na lavandaria, permitindo também desenhar os lavatórios e o recuperador de calor com o apoio da televisão.

Leia Também: “Descobrimos que a casa era, na realidade, composta por três casas"

Campo obrigatório