Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Construção “Descobrimos que a casa era, na real...

“Descobrimos que a casa era, na realidade, composta por três casas"

Casa Rio Paredes é um projeto do Paulo Merlini Architects, que resulta da remodelação de uma antiga casa agrícola situada em Gondomar.

Casa Rio Paredes

Notícias ao Minuto

15:50 - 16/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Casas

"Após desmontar os materiais pobres da antiga fachada descobrimos que a casa era, na realidade, composta por três pequenas casas construídas de acordo com as necessidades do antigo proprietário", começa por revelar o atelier português Paulo Merlini Architects, em nota da memória descritiva a que o Archdaily teve acesso, refere a Urbana.pt.

A Casa Rio Paredes é um projeto deste atelier, que resulta da remodelação de uma antiga casa agrícola situada numa cidade ainda com um caráter bastante rural, em Gondomar.

Note que, a Casa Rio Paredes foi nomeada para o Prémio ArchDaily Building of the Year 2021 e já recebeu uma Mensão Honrosa no Prémio LOOP DESIGN AWARDS 2020.

Esta foi a premissa chave para a criação do nosso projeto, mantendo a estrutura dos volumes originais e assumindo a sua zona descoberta original, unificando-os através de uma laje perfurada por um pátio central que enche de luz toda a área social, localizada no rés- do-chão”, continua a explicar o grupo arquiteto, em memória descritiva.

Em termos de materialidade, a intenção do atelier foi criar um contraste entre os dois pisos:

Por um lado, no rés-do-chão reside uma maior materialidade, denunciando, assim, a tectónica da construção, transmitindo a sensação de viver dentro de uma massa de granito escavado, mantendo ainda assim uma relação muito forte com o espaço exterior. 

Por outro, no piso superior, a geometria das três casas originais é denunciada atirando a sua materialização como volumes brancos puros, inundados de luz, pode-se ler na mesma nota. Neste piso, os pés direitos altos, as persianas de madeira, o branco e os pisos de madeira recriam a sensação de uma típica casa de campo portuguesa. 

Sublinhe-se que o atelier Paulo Merlini Architects, localizado em Gondomar, trabalham segundo o mote: 'Readaptar a Arquitetura à Biologia humana, através da nossa filosofia criativa US IS MORE', no qual, preocupa-se em criar espaços que deem às pessoas os estímulos certos, influenciando positivamente os seus níveis homeostáticos, pode-se ler na página oficial do atelier.

Leia Também: Duplex em Lisboa casa o antigo com o novo. Veja 'aqui' as fotografias

Campo obrigatório