Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Pessoas 65+ querem armários "onde se...

Pessoas 65+ querem armários "onde se consiga chegar", nas suas casas

Investigadores do projeto DESIRE fizeram sessões de levantamento das necessidades e barreiras existentes nas habitações de pessoas com mais de 65 anos.

Pessoas 65+ querem armários "onde se consiga chegar", nas suas casas
Notícias ao Minuto

14:26 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Casas

Os investigadores do projeto que pretende trabalhar a área do design para todos, aplicado à habitação inclusiva, chamado DESIRE, que, por sua vez, pertence à SHINE 2Europe, empresa que tem como objetivo promover comunidades inclusivas para todos os cidadãos, através da prestação de serviços de investigação, fizeram sessões de levantamento das necessidades e das barreiras existentes nas habitações de pessoas com mais de 65 anos.

O Resultado?

Os maiores problemas apontados, neste levantamento de dados, estão diretamente relacionados com os maus acessos aos prédios ou casas, a falta de elevadores ou rampas, mau isolamento térmico e acústico e elevados preços da eletricidade que impossibilitam o aquecimento das habitações. Também a falta de varandas ou de iluminação natural foram diversas vezes referidos, refere comunicado enviado às redações.

Em relação ao mobiliário, os armários com alturas "onde não se consegue chegar" foram um dos principais problemas apontados pela SHINE 2Europe

Os maiores desejos?

Espaço, arrumação, conforto e materiais sustentáveis. 

Este foi o ponto de partida de um projeto que promete proporcionar aos profissionais do setor da construção civil e de mobiliário doméstico, as ferramentas e competências necessárias para aplicar os métodos do Design para Todos como parte integrante do processo de design. No final deverá ser possível consultar todos os componentes deste currículo inovador numa Plataforma com os conceitos e conteúdos DESIRE.

Promover comunidades inclusivas a todos

A SHINE 2Europe é uma empresa, da região Centro, que tem como objetivo promover comunidades inclusivas para todos os cidadãos, através da prestação de serviços de investigação, consultoria e apoio à implementação de soluções tecnológicas, com uma visão clara de promoção do crescimento social e da inclusão através da partilha de boas práticas, refere o mesmo comunicado enviado.

O DESIRE é um destes projetos que teve início em dezembro de 2020 e pretende trabalhar a área do design para todos, aplicado à habitação inclusiva. Por seu lado, o objetivo é proporcionar um programa de formação e novas competências para quem faz obras de construção ou mobiliário, desde arquitetos e engenheiros a pedreiros ou carpinteiros, para que estejam mais sensíveis às necessidades das pessoas que habitam e envelhecem nas suas casas.

Leia Também: Estas casas são impressas em 3D e são para os sem-abrigo dos EUA

Campo obrigatório