Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Regra dos três R’s. Com estes gestos...

Regra dos três R’s. Com estes gestos será mais sustentável em casa

Note que estilos de vida mais sustentáveis são amigos não só do ambiente como da sua carteira. Fique a par de alguns dos pequenos gestos, numerados pelo Doutor Finanças, que pode adotar em casa, para ser mais sustentável no dia a dia.

Regra dos três R’s. Com estes gestos será mais sustentável em casa
Notícias ao Minuto

09:49 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Sustentável

Adotar um estilo de vida mais sustentável passa por seguir a regra dos três R’s:

  • Reduzir;
  • Reutilizar;
  • Reciclar. 

Ou seja, devemos reduzir os nossos consumos, seja de energia, vestuário ou outros; reutilizar os materiais, prolongando a utilização destes ou dando-lhes uma nova vida; e reciclar todos os materiais que já não conseguimos usar mais. Para o Doutor Finanças, este é o princípio base de hábitos mais sustentáveis, que na prática se traduzem por algumas das destas ações.

Utilizar cápsulas de café recarregáveis

As máquinas de café de cápsulas são uma grande tendência e grande parte das famílias possuem pelo menos uma em casa. São muito práticas, mas o problema é a quantidade de plástico gerado com a utilização destas cápsulas

Neste sentido, saiba que há forma de reduzir essa produção e consumo de plástico através de cápsulas recarregáveis, com reservatórios em formato das cápsulas que se abrem e que se coloca no interior café moído. Além disso, mesmo com a compra das cápsulas reutilizáveis vai acabar por poupar dinheiro, já que a compra destas embalagens de café acaba por ficar mais em conta do que as cápsulas.  

Reutilize as caixas das encomendas online, por exemplo

Em vez de se desfazer delas, procure dar-lhes uma nova utilização. Reutilize essas caixas ou use-as para organizar alimentos, roupa de outra estação, brinquedos das crianças ou artigos de escritório

O mesmo princípio aplica-se a frascos, por exemplo de leguminosas ou de compotas. Geralmente são frascos de vidro, perfeitos para armazenar frutos secos, cereais, farinhas ou até mesmo chás. Pode até mesmo pintar-lhes as tampas todas da mesma cor e conseguir uniformizar a sua despensa com os tons que mais gosta, sugere o Doutor Finanças. 

Evite os descartáveis de higiene pessoal

No campo da higiene e beleza há algumas alterações que pode experimentar para uma rotina mais sustentável. Começando pela higiene, em vez dos tampões ou pensos higiénicos, experimente o copo menstrual ou, nos bebés, utilize fraldas reutilizáveis, em pano, em detrimento das descartáveis. 

Em termos de beleza, pode optar por desmaquilhantes em óleo, evitando o constante uso de discos de algodão ou substitui-los por discos ou luvas em algodão, laváveis. Ainda no campo da beleza, já existem algumas marcas que permitem que recarregue perfumes, evitando ter que comprar uma nova embalagem, mesmo no que toca a fragrâncias para a casa.

Renda-se às tomadas com interruptor

É importante de salientar que apesar da televisão estar desligada, se possui a luz de presença esta continua a gastar energia. Ainda assim, não é muito prático estar constantemente a remover os eletrodomésticos das tomadas, note-se.

Para o ajudar nesta tarefa, existem as tomadas com interruptor que, na realidade, são adaptadores, na medida em que encaixam nas tomadas elétricas e posteriormente insere a ficha do dispositivo nesse adaptador

Ao possuírem interruptores permitem que se liguem e desliguem mais facilmente, cortando facilmente a corrente e o consumo de energia.

Faça compostagem

A compostagem é o processo que transforma matéria orgânica (restos de fruta e de hortaliças, pão, cascas de ovos, etc.) em composto, ou seja, em fertilizante. Se possui um quintal ou mesmo plantas em casa, através da compostagem consegue reutilizar os restos alimentares e produzir uma substância que contribui para o melhor crescimento de plantas e jardins. Reduz, também, a quantidade de lixo que coloca no contentor público.

Leia Também: Ser sustentável na compra de casa? Sim, é possível

Campo obrigatório