Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Conselhos Quer combater o stress? Ter plantas ...

Quer combater o stress? Ter plantas em casa ajuda

Há seis plantas que deve ter em casa para ajudar a reduzir o stress. Poderá bebê-las num chá, usá-las durante o banho ou apenas cheirá-las.

Quer combater o stress? Ter plantas em casa ajuda
Notícias ao Minuto

12:50 - 13/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Stress

É conhecido que grande parte das plantas tem efeitos medicinais ou outros benefícios, sustenta o Ekonomista. Mas, nem sempre nos lembramos que as plantas possam, efetivamente, ser a solução. Ter em casa plantas é uma das formas mais simples de reduzir o stress. Ora veja.

Tenha estas seis plantas em casa que ajudam a diminuir o stress, muito fáceis de adquirir e de usar, de maneira a tirar o máximo partido de todas as suas propriedades e benefícios

Seis plantas para diminuir o stress e outros desconfortos

Alho

É uma erva com um toque picante que tem sido muito estudada, por todos os seus usos estenderem-se para lá da culinária. Além de operar um papel importante nas doenças cardiovasculares e cancro, graças ao seu poder antibacteriano e antioxidante, o alho é ainda um relaxante, ótimo para aliviar todas as tensões acumuladas.

Para tal, esmague 3 dentes de alho e deixe-os de molho em 250 ml de água durante 6 horas. Tome 3 chávenas deste preparado diariamente e fique mais tranquilo.

Camomila

Já alguém o aconselhou a beber um chá de camomila, quando está mais nervoso? Efetivamente, esta erva tem esta capacidade, associada a outras, presentes nas substâncias químicas ativas nas suas flores e folhas.

Um chá desta planta é, ainda, ótimo para desconfortos estomacais, por exemplo provocados pelo stress. Coloque 20g de camomila num litro de água e beba 5 chávenas por dia deste chá.

Alfazema

Os óleos essenciais de alfazema, muito comuns em perfumes e sabonetes, ajudam no processo digestivo, reduzem a ansiedade e combatem a insónia. Além disso, estes óleos contêm ainda uma substância (o álcool perílico) que pode vir a ser usado no tratamento de alguns tipos de cancro.

Valeriana

A valeriana atua como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, stress e insónia.

Só precisa de a pôr desidratada num saquinho de gaze e amarrá-lo sob a torneira enquanto a banheira enche. Depois, tome um bom banho e verá como a água quente, associada ao aroma libertado pela erva, lhe dará uma sensação de relaxamento, refere o Ekonomista.

Hortelã

Conhecida por ser uma das melhores ervas para tratar problemas digestivos e dor intestinal. Os seus óleos, nomeadamente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos e são ainda um poderoso descongestionante.

Alecrim

Esta planta é conhecida como erva da alegria, isto porque os óleos essenciais do alecrim favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. 

Coloque 2 gotas de óleo de alecrim num pano e inspire o aroma libertado. Pode ainda acrescentar 2 gotas deste óleo à água do seu banho e tire partido de todos os seus benefícios.

Leia Também: Porque não ter um jardim vertical em casa?

Campo obrigatório