Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º
Imobiliário Construção Lascas de cânhamo usadas para criar ...

Lascas de cânhamo usadas para criar materiais de construção ecológicos

Sementes de cânhamo são usadas para refeições saudáveis, as lascas para criar materiais de construção. Misturadas com cal conseguem mesmo resistir ao fogo de modo a que os habitantes possam evacuar a tempo, em caso de incêndio.

Lascas de cânhamo (hemp shives) -

Misturadas com cal ou solo cimento para criar um material de construção durável e ecológico.

Notícias ao Minuto

15:01 - 07/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Cânhamo

As sementes e flores de cânhamo são usadas em alimentos saudáveis, medicamentos e produtos de beleza orgânicos; as fibras e os caules da planta do cânhamo são usados em roupas, papel e biocombustível. Atualmente, as chamadas lascas de cânhamo (hemp shives), têm vindo a ser utilizadas para criar materiais de construção sustentáveis, como o concreto de cânhamo (hempcrete), afirma a ArchDaily, plataforma internacional de arquitetura.

O revestimento de cal fornece mesmo resistência ao fogo adequada para que os habitantes possam evacuar a tempo, em caso de incêndio, saliente-se.

Hempcrete é um concreto bioagregado, onde as lascas de cânhamo, pequenos pedaços de madeira do caule da planta, são misturadas com cal ou solo cimento para criar um material de construção durável e ecológico. Sublinhe-se que é leve e não estrutural, que pode ser integrado com sistemas de construção de edifícios tradicionais. Semelhante ao concreto tradicional, pode ser moldado no local ou pré-fabricado em componentes de construção como blocos ou chapas.

As suas vantagens não têm fim

O agente de ligação de cal usado no concreto de cânhamo está na forma de hidróxido de cálcio, que absorve o dióxido de carbono da atmosfera para criar calcário. Isso significa que não é apenas durável, mas, na verdade, um material carbono negativo, revela a ArchDaily. Uma vez fundido, o concreto de cânhamo requer muito menos água do que o cimento tradicional para curar, contribuindo para a preservação deste precioso recurso natural.

Em caso de incêndio, o revestimento de cal fornece resistência ao fogo adequada para que os habitantes possam evacuar a tempo. Também reduz a propagação do fogo e o risco de inalação de fumaça porque queima localmente e sem emitir fumaça.

O cânhamo não causa problemas de pele ou respiratórios e também é permeável ao vapor, criando um ambiente interno saudável. Sua estrutura leve e as bolsas de ar criadas entre as partículas significam que o concreto de cânhamo é resistente a terremotos e um isolante térmico eficiente. É também resistente a fungos e pragas.

A ArchDaily salienta ainda que como o cânhamo é feito de um resíduo natural, todo o seu ciclo de vida como produto de construção é ecologicamente correto, até sua eventual reutilização ou reciclagem em caso de demolição. Até mesmo o cultivo da planta do cânhamo requer menos água, pesticidas e fertilizantes do que outras culturas.

Leia Também: Custos de construção aumentam 2,2% em termos homólogos

Campo obrigatório