Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Animais Domésticos. É possível domin...

Animais Domésticos. É possível dominar as suas 'feras' em casa

O seu animal doméstico está sempre a soltar pelos ou a destruir o sofá e as cortinas à primeira oportunidade? A limpeza frequente ou o uso de sprays e arranhadores reduzem muitos destes problemas.

Animais Domésticos. É possível dominar as suas 'feras' em casa
Notícias ao Minuto

09:11 - 06/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Animais em casa

Não desanime, é possível conseguir que os seus amigos de quatro patas não estraguem os móveis ou sofás, cortinas e colunas de som à primeira oportunidade. Por exemplo, a limpeza e a escovagem frequentes ou o uso de sprays e arranhadores reduzem muitos dos problemas. Se seguir algumas dicas do Idealista poderá conseguir que as suas 'feras' o sejam um pouco menos.

Casas que não cheiram a cão

A primeira coisa que se deve fazer é dar-lhe os banhos habituais, com os seus produtos adequados. A partir daí, ajuda limpar as patas quando voltarem a casa depois de um passeio (menos sujidade em casa e menor risco de entrar com algo que cheire mal).

Uma solução caseira é fazer uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio diluído em dois copos de água, sugere o Idealista. Coloca-se num frasco de spray e usa-se nos lugares que cheiram mal. Ao limpar a casa, também é bom colocar um pouco de vinagre de maçã na água. Saliente-se que os purificadores de água também ajudam a evaporar os maus odores.

Adeus aos pelos

Dá igual se é cão ou gato. Deverá escová-los com frequência, o que arrastará os cabelos mortos e evitará que caiam no sofá. Existem algumas luvas com escovas embutidas que os pequenos animais tendem a adorar. Além disso, podem usar-se essas luvas texturizadas para apanhar os pelos deixados nas capas das cadeiras, cadeiras estofadas ou também no sofá. Rolos aderentes também são úteis e nas colchas pode tentar-se borrifar um pouco de água e esfregar com uma luva de látex por cima.

Como evitar que destruam o sofá ou outros móveis

“Para os cães, o ideal é colocar pimenta ou tabaco nas zonas que picam ou marcam, pois têm tendência para cheirar antes e por isso espirram e rejeitam. Os gatos são mais complicados. É melhor dar opções como arranhar ou colocar erva-dos-gatos onde quisermos”, explica a veterinária Anabel Oliva ao Idealista.

Os gatos costumam ser limpos, mas também pode haver problemas de micção pela casa: "Para evitar que urine onde não deveria, é muito importante ter várias caixas sanitárias, que não sejam fechadas e com areia adequada e limpa", acrescenta a especialista.

Para os gatos também é bom, embora não funcione com todos, que se borrifem os móveis com sprays repelentes nos lugares onde costumam afiar as unhas.

Nos cabos do computador, nada melhor do que apostar em móveis que tenham secções para guardá-los ou cestos onde possas colocá-los fora do seu alcance. 

Leia Também: Proteja a sua casa de infestações com Frontline Homegard

Campo obrigatório