Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Porque não ter um jardim vertical em...

Porque não ter um jardim vertical em casa?

Esta é uma solução fácil de implementar que poderá proporcionar um maior conforto térmico e isolamento acústico ao ambiente inserido, revela o Ekonomista.

Porque não ter um jardim vertical em casa?
Notícias ao Minuto

16:36 - 05/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Jardim vertical em casa

Plantar um jardim vertical em casa é uma forma simples e prática de renovar alguma parede ou de dar uma nova vida à sua varanda ou terraço. Além disso, poderá proporcionar um maior conforto térmico e isolamento acústico aos ambientes onde se encontram inseridos, afirma o Ekonomista.

Quais são suas vantagens de ter um jardim vertical?

  • Podem proporcionar um maior conforto térmico e isolamento acústico aos ambientes onde se encontram inseridos;
  • Reduzem a amplitude térmica de paredes e muros, o que se traduz numa maior durabilidade das edificações que contam com jardins verticais;
  • Aumento da biodiversidade, visto que a presença de plantas num jardim vertical se torna no habitat de outros seres vivos;
  • Quanto mais plantas melhor, no sentido que a sua presença contribui para a diminuição da emissão de carbono, que é um gás responsável pelo aumento do efeito estufa e das mudanças climáticas.

Mas antes...

Deve saber que um jardim vertical tradicional não comporta plantas com grandes raízes ou com raízes agressivas, pois precisam de espaço para crescer. Além disso, essas plantas acabam por ser mais pesadas, o que pode destruir por completo o projeto.

Outro fator a ter em conta é a incidência de ventos e luz solar direta, que deve-se à sensibilidade das plantas mais adequadas para plantar num jardim vertical.

Como mantê-lo bonito e saudável

Esta é a na altura de saber o que fazer, para que o jardim vertical mantenha sempre a sua vitalidade:

1. Rega

A rega de um jardim vertical deve ser feita diariamente, motivo pelo qual muitas estruturas de jardim vertical poderão já contêm um sistema de irrigação interno e automático.

2. Argila expandida

Este é o tipo de substrato mais adequado para a drenagem de jardins verticais, visto que tem elevada capacidade de retenção, permitindo evitar a decomposição, a acidez e a formação de parasitas, o que pode ser altamente prejudicial à saúde das suas plantas.

3. Fixação

Além de dever ter cuidado em escolher uma parede suficientemente forte para a instalação, deve ter em conta que essa parede deve ser utilizada única e exclusivamente dedicada ao jardim vertical.

Leia Também: Como posso ter uma horta dentro de casa?

Campo obrigatório