Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Construção Obra do Ano 2021. Projeto português ...

Obra do Ano 2021. Projeto português vence o 2.º prémio

Dentro dos 15 projetos finalistas, dos quais cinco eram de arquitetos portugueses, o projeto de habitação pré-fabricado em Vale de Cambra vence o 2.º prémio da Obra do Ano 2021.

Habitação coletiva ‘Pré-Fabricados de 1000 m2’ em Vale de Cambra

O projeto de habitação coletiva pré-fabricado em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, do atelier SUMMARY e construído pela Farcimar, ganha o 2.º prémio de “Melhor Obra” do mundo lusófono organizado pelo ArchDaily, um dos maiores portais de arquitectura do mundo, lê-se em site oficial da organizadora.

O primeiro lugar foi conquistado pelo Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, no Brasil, do escritório SPBR Arquitetos. Enquanto que a terceira posição ficou com a Residência RN, em Itaúna, Minas Gerais, desenvolvida pelo escritório Jacobsen Arquitetura.

O SUMMARY, estúdio de arquitetura português fundado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, tem pautado a sua atuação e percurso “procurando o equilíbrio entre pragmatismo e experimentalismo”, no âmbito de soluções pré-fabricadas com o “objetivo de responder a um desafio determinante da arquitetura contemporânea, acelerar e simplificar os processos construtivos”, revela o Diário Imobiliário.

Em descrição enviada ao ArchDaily, o atelier revela que “depois da realização de um protótipo e da exposição na Bienal de Veneza, SUMMARY apresenta um novo projeto, utilizando exclusivamente sistemas construtivos pré-fabricados e modulares. Os requisitos deste projeto eram claros e estavam definidos desde o primeiro momento: a construção teria de ser rápida, económica e modificável ao logo do tempo, consoante as diferentes necessidades que pudessem surgir. O conteúdo desta encomenda levou o estúdio a utilizar elementos pré-fabricados e a deixar partes do projeto indefinidas, assumindo a rapidez de construção, a flexibilidade e a otimização de recursos como temas centrais”.

A construção da Habitação coletiva com 998 m2 é da responsabilidade da Farcimar, empresa que pertence a um grupo com sede em Arouca, criada em 1989, conhecida pela qualidade das suas empresas altamente inovadoras e especializadas nas áreas dos pré-fabricados e execução de obras.

Habitação coletiva ‘Pré-Fabricados de 1000 m2’

Lê-se ainda no site oficial da ArchDaily, que este projeto foi concebido e licenciado como uma fração de habitação coletiva, o projeto incorpora as principais vantagens da habitação unifamiliar.

O betão armado pré-fabricado, predominante na estrutura e composição do edifício, fica visível em toda a sua extensão, sem pinturas ou revestimentos, facto que contribui para a redução dos custos e do impacto ambiental desta construção, pela supressão de materiais adicionais e da mão-de-obra inerente à sua aplicação.

Recorde-se que foram escolhidos 15 projetos entre centenas de obras construídas nos países de língua portuguesa para o Prémio Obra do Ano 2021, dos quais cinco dos projetos finalistas eram de arquitetos portugueses, nove de arquitetos brasileiros e um de Moçambique.

Os projetos portugueses selecionados foram a habitação coletiva ‘Pré-Fabricados de 1000 m2’ do atelier Summary, em Vale de Cambra; a Casa dos Sobreiros, em Celorico de Bastos, de Hugo Pereira Arquitetos; o Parque e Estacionamento da Caldeiroa, em Guimarães, da Pitágoras Group;  o Apartamentos Chagas, em Lisboa, de João Tiago Aguiar Arquitetos e a Casa das Fontainhas, no Porto, do atelier Fala.

Leia Também: Cinco arquitetos portugueses entre os finalistas da Obra do Ano 2021

Campo obrigatório