Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Eficiência energética Olá, eu sou a casa sustentável. O fu...

Olá, eu sou a casa sustentável. O futuro das casas pós-covid

Sou ‘verde’, as minhas paredes são feitas com argila e não cimento, e tenho materiais provenientes da natureza. Limpe os pés antes de entrar, por favor.

Casas sustentáveis

Notícias ao Minuto

14:42 - 01/04/21 por Ana Rita Soares 

Casa Casa Sustentável

Quem veste o papel de anfitrião e abre a porta de entrada da casa sustentável é a Urbana.pt que considera que este tipo de casa será o futuro das habitações pós-covid. Devido à crise causada pela atual pandemia, as casas sofreram constantes mutações e, por isso, ficaram sujeitas a várias influências. O Resultado? Aproximaram-se mais da  sustentabilidade.

A Casa Sustentável, não só utilizará novos materiais, mas também proporcionará uma vivência mais ecológica, diferenciando-se assim das outras habitações.

Os intervenientes na construção de edifícios vão estar mais sensibilizados para o tema, considera a Urbana.pt, por isso vão procurar materiais não só para a construção, mas também para a decoração, onde a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente estejam presentes. Recorde-se que Portugal é atualmente o 12º país mais inovador na UE27, sendo considerado, pela primeira vez, um país “fortemente inovador”.

Estas novas casas irão contar com materiais provenientes da natureza, como, por exemplo, o bambu que é uma matéria prima já utilizada nos mais variados produtos, como material substituto do aço quando se produz o cimento armado. Também a argamassa feita com argila, que substitui o cimento, pode ser usada em paredes internas para assentar os acabamentos. 

Quanto aos interiores, vai haver uma maior preocupação com a escolha de materiais. Cada vez mais vão utilizar-se materiais que tenham uma longa durabilidade, como, por exemplo, a cortiça ou a fibra de coco

As tintas convencionais também serão substituídas por tintas amigas do ambiente, produzidas a partir de corantes e óleos totalmente naturais que respeitam a respetiva certificação, afirma a Urbana.pt.

As torneiras e autoclismos não fogem à regra e serão alteradas por torneiras com redutor de caudal e autoclismos com duas descargas, para evitar o desperdício de água.

Não vão faltar os vários contentores para fazer a separação de lixo e para quem vive numa moradia, o carregador para o carro elétrico vai ser um bem essencial.

As casas passarão a estar em perfeita simbiose com a natureza, sustenta a Urbana.pt. 

Leia Também: Sorteio de 54 habitações do IHRU. Candidaturas abrem a 7 de abril

Campo obrigatório