Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º
Finanças Crédito à habitação Queda nas taxas de hipoteca não impe...

Queda nas taxas de hipoteca não impede ‘hemorragia’ nos refinanciamentos

Nos EUA, as taxas de hipoteca mais elevadas estão a atingir o mercado de refinanciamento e podem finalmente estar a cobrar o seu preço aos compradores de casas.

Queda nas taxas de hipoteca não impede ‘hemorragia’ nos refinanciamentos
Notícias ao Minuto

12:41 - 31/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Hipoteca nos EUA

As taxas de hipoteca mais altas estão a atingir o mercado de refinanciamento, podendo assim estar a ser cobrado o seu preço aos compradores de casas. O volume de crédito à habitação nos EUA caiu 2,2% na semana passada face à semana anterior, de acordo com o índice da Associação de Banqueiros Hipotecários, noticia a CNBC.

A taxa de juro média dos contratos a 30 anos com saldos de crédito em conformidade desceu ligeiramente para 3,33% de 3,36%, com os pontos a descerem para 0,39 de 0,42 para empréstimos com uma redução de 20%. A taxa, no entanto, tinha vindo a subir durante sete semanas consecutivas e está agora mais alta do que no início deste ano.

Como resultado, os pedidos de refinanciamento de um crédito à habitação diminuíram 3% durante a semana e foram 32% mais baixos do que há um ano. A parte de refinanciamento da atividade hipotecária diminuiu para 60,6% do total de pedidos, face aos 60,9% da semana anterior.

"As taxas de hipoteca mais elevadas continuam a encerrar a atividade de refinanciamento, uma vez que o conjunto de mutuários que podem beneficiar de um refinanciamento diminui ainda mais", afirma Joel Kan, economista do MBA.

Os pedidos de compra de casa caíram 2% durante a semana, mas foram 39% mais altos do que há um ano. No entanto, esta comparação deve-se ao facto do mercado imobiliário ter parado quando a pandemia atingiu há um ano, sustenta a CNBC.

"O inventário recorde-baixo está a impulsionar o crescimento dos preços das casas ao dobro do ano anterior, e mesmo acima das taxas de crescimento de 10% observadas em 2005”, acrescenta Kan.

Saliente-se que as taxas de hipoteca começaram esta semana em alta mais uma vez. No entanto, a procura de casa não parece estar a diminuir.

Campo obrigatório