Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º
Lar Eficiência energética Gestão inteligente para uma poupança...

Gestão inteligente para uma poupança inteligente em sua casa

Tenha uma Smart Home e reduza a sua despesa energética, com soluções de domótica, automação e a conectividade que poderão ter um grande impacto na poupança de energia.

Gestão inteligente para uma poupança inteligente em sua casa
Notícias ao Minuto

09:41 - 29/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Smart Home

Os conceitos de casa inteligente 'Smart Home', automatização ou domótica têm como principal objetivo melhorar o nosso conforto, segurança e também permitir uma poupança de energia, revela o Doutor Finanças. Através de equipamentos inteligentes conectados via Wireless, através de uma app, podemos controlar as ações na nossa casa e reduzir a despesa energética.

O principal foco deste conceito é que todos os seus equipamentos estão não só conectados a si, mas também estão conectados entre si, permitindo gerir todo este ambiente de acordo com as suas preferências e necessidades.

O mercado apresenta atualmente um conjunto de soluções que permitem transformar as nossas casas em verdadeiros ecossistemas inteligentes e preparados para lhe fornecer dados concretos para analisar o seu consumo energético. Paralelamente, oferecerem a possibilidade de executar ações que lhe permitirão uma poupança de energia e um alivio na sua fatura, ao controlar a iluminação, os eletrodomésticos, televisões, câmaras de vigilância, através da conectividade e da Inteligência Artificial, como por exemplo:

  1. Automatizar e temporizar a iluminação das diversas divisões da casa, complementando com detetores de movimento;
  2. Controlar e fazer uma gestão do aquecimento da habitação;
  3. Programar a iluminação num local específico, sistemas de rega, entre outros;
  4. Automatizar as subidas e descidas de estores por forma a ter um aproveitamento da luz natural;
  5. Criar e editar diversos cenários de ambiente;
  6. Monitorização do consumo energético.


De que forma podem estes equipamentos ajudar na redução do consumo energético?

Imaginemos que sai da sala para o quarto e esquecesse de desligar a televisão. Ao executar por controlo de voz a desconexão desse aparelho, poderá poupar vários euros na fatura de energia no final do ano. 

E fora de casa? 

Mesmo fora de casa pode assegurar-se que está a ser energeticamente eficiente. A monitorização de equipamentos e controlo de ações pode ser efetuada remotamente através do seu smartphone ou tablet.

Por exemplo, quer aquecer a sua casa antes de chegar, utilizando o modo económico para evitar consumos elevados? Agora é possível fazer uma gestão remota de qualquer equipamento e controlar os consumos da sua habitação. 

Leia Também: REN mantém dividendo de 17,1 cêntimos e garante que é "sustentável"

Campo obrigatório