Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º
Finanças Investimentos Empréstimos à habitação sob moratóri...

Empréstimos à habitação sob moratória privada de 3,7 mil milhões

No final de janeiro de 2021, 16,1% dos empréstimos a particulares estavam em moratória, no montante de 20 mil milhões de euros, 86% dos quais correspondiam a empréstimos para habitação, revelam dados do Banco de Portugal.

Empréstimos à habitação sob moratória privada de 3,7 mil milhões

Os dados publicados esta quarta-feira indicam que 16,1% dos empréstimos a particulares estavam em moratória, no final de janeiro de 2021, no montante global de 20 mil milhões de euros, 86% dos quais correspondiam a empréstimos para habitação, revela comunicado do Banco de Portugal. O montante de empréstimos à habitação sob moratória privada era de 3,7 mil milhões de euros.

Já uma análise do número de devedores mostra que 8,8% dos particulares tinha pelo menos um contrato abrangido por moratória

O Banco de Portugal divulga a nova estatística mensal sobre os empréstimos abrangidos por moratórias (pública e privadas) para o período de março de 2020 a janeiro de 2021, no Bpstat, que será atualizada no último dia útil de cada mês.

Para estas desagregações, os dados mostram os montantes de empréstimos em moratória (saldo em fim do mês), número de devedores associados e pesos nos totais de cada segmento. Esta informação tem por base os elementos reportados pelas instituições financeiras à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.

Recorde-se que a moratória privada no crédito habitação termina já neste mês de março.

Leia Também: Quanto vou ficar a pagar do crédito habitação no fim da moratória?

Campo obrigatório