Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Finanças Crédito à habitação Quanto vou ficar a pagar do crédito ...

Quanto vou ficar a pagar do crédito habitação no fim da moratória?

Moratória privada no crédito habitação termina já este mês, mudando a prestação de crédito que vai passar a pagar em abril. Em alguns casos, o valor desta prestação poderá ser superior ao que era pago antes.

Quanto vou ficar a pagar do crédito habitação no fim da moratória?
Notícias ao Minuto

10:22 - 24/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa moratórias

Até ao final de setembro, havia 317.606 famílias com moratória no crédito habitação ativa, de acordo com os dados do Banco de Portugal. A Associação Portuguesa de Bancos (APB) tinha já assumido que a moratória privada, cujo prazo de vigência termina este março, não deveria ser prolongada, sendo que a moratória pública garante o apoio necessário às famílias e empresas, refere o Doutor Finanças. 

Quanto vou pagar com o fim da moratória?

O valor que pagará de prestação no final da moratória vai depender do tipo de moratória que escolheu. Se suspendeu integralmente o pagamento da prestação, vai passar a pagar a prestação normal acrescida de uma parte dos juros que não pagou ao longo destes meses. Já se continuou a pagar juros e só deixou de amortizar capital, passará a pagar o mesmo que pagava antes de aceder à moratória. Sublinhe-se que se beneficiou da moratória durante um ano, o seu contrato de crédito vai estender-se por mais 12 meses.

Só deixei de amortizar capital. Quanto vou pagar agora?

Considere uma família que vai pagar o mesmo valor da prestação que pagava antes de acionar a moratória. A única alteração é que o prazo do contrato será prolongado pelo número de meses em que esteve a beneficiar da moratória. Ou seja, se começou a beneficiar da moratória em abril e lhe faltavam 300 meses para terminar o seu contrato, quando terminar a moratória faltam os mesmos 300 meses.

Suspendi o pagamento total da prestação da casa. Quanto vou pagar agora?

Antes de terminar a moratória é aconselhável que tenha noção de quanto vai passar a pagar, sustenta o Doutor Finanças.

Por exemplo, uma família que tinha uma prestação de 400 euros antes de ter acionado a moratória, considerando que o valor dos juros é de 125 euros e que esta família esteve 12 meses sem pagar o crédito, terá de acrescentar ao capital em dívida 1.500 euros. Ou seja, se o valor em dívida era de 100 mil euros passa a ter uma dívida com o banco de 101.500 euros.

Como reduzir os encargos com o crédito habitação?

O spread é apenas uma das questões que deve avaliar. Os seguros associados ao crédito habitação representam também uma fatia considerável de custos. "Antecipe cenários e evite ficar numa situação financeira fragilizada", alerta o Doutor Finanças.

Leia Também: UGT avisa que não deixará "cair" a questão das moratórias bancárias

Campo obrigatório