Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Quais são os aparelhos domésticos qu...

Quais são os aparelhos domésticos que gastam mais energia desligados?

Sabia que se não tirar o cabo de energia do seu aparelho da tomada, depois de o desligar, está a gastar energia? O Ekonomista identificou 13 aparelhos domésticos que consomem mais energia na sua casa, mesmo desligados ou em modo stand by.

Quais são os aparelhos domésticos que gastam mais energia desligados?

Há 13 aparelhos domésticos que gastam mais energia na sua casa e são comuns nas residências da grande maioria das pessoas. “Identificá-los e saber como evitar esta despesa é fundamental e de interesse geral”, salienta o Ekonomista. A principal lição a tirar é desligar da tomada os aparelhos domésticos que gastam mais energia, pois mesmo em modo stand by representam um consumo elevado nas suas contas.

São estes os aparelhos domésticos que gastam mais energia na sua casa, 24 horas por dia 

1 - Computador
Este aparelho necessário no quotidiano de quase todos nós, consome energia, mesmo não estando completamente ligado ou em funcionamento, sublinha o Ekonomista. Em repouso, por exemplo, pode consumir até 21W por hora. Se estiver a ser usado, o consumo sobe para os 80W por hora, o equivalente a quatro lâmpadas fluorescentes acesas durante todo o dia, sustenta.

2 - Consolas de jogos
Os videojogos são também “uns grandes sugadores de energia”. Em funcionamento, consomem até 23W por hora, enquanto que desligados, mas ligados à tomada, despendem 1W por hora.

3 - Aparelhagem de música
Mesmo sem estar no modo on, este aparelho consome até 15W por hora, representando um gasto 20% superior do que se tiver a aparelhagem no on, no volume baixo.

4 - Notebook
Este aparelho podia estar no topo do lista, pois mesmo desligado gasta 15W por hora, bastando para tal estar ligado à tomada. 

5 - Telefone sem fios
Pode não ser prático desligá-lo da tomada, mas mesmo sem estar a utilizá-lo, consome 3W por hora, salienta o Ekonomista. Se lhe dá pouco uso deve ponderar em dispensar este aparelho, sugere.

6 - Microondas
Deve apenas ter em atenção alguns aspetos, como deixar a porta aberta ou o timer ligado, pois aí mesmo sem uso irá haver um consumo de mais de 3W por hora.

7 - Televisão
A TV  mesmo desligada, mas em stand by, pode consumir até 3W por hora nesse estado. Isto significa que enquanto está a dormir ou fora de casa, tem um aparelho a gastar energia constantemente.

8 - Carregador
Basta estar ligado à tomada para consumir. Mesmo ligado a um aparelho 100% carregado, irá consumir entre 1W a 5W por hora. Caso tenha o carregador ligado à tomada, sem nenhum aparelho conectado, saiba que também há um consumo de 0,26W por hora, alerta o Ekonomista.

9 - Box
As boxes que permitem o acesso aos canais por cabo também apresentam consumos elevados, só por estarem ligadas à tomada, com valores a rondar entre os 6,5W a 14W por hora

10 - Jarro elétrico
Seja para fazer um chá, café ou cozinhar, não pode esquecer de tirar o cabo de energia da tomada, caso contrário, o consumo por hora ronda o 1W.

11 - Ar condiciona​do
Representa até 15% do valor da conta de luz, por isso, mantenha os filtros do aparelho limpos e desligue o equipamento.

12 - Frigorífico
O Ekonomista sugere que o frigorífico esteja instalado num local bem ventilado e longe de fontes de calor, de forma a aliviar a sua conta da luz, visto este aparelho assumir 25% a 30% dos gastos. Mantenha-o limpo e com as borrachas de vedação em bom estado e evite estar sempre a abrir a porta.

13 - Máquina de lavar roupa
Este eletrodoméstico representa cerca de 3% do valor da sua conta da luz e também gasta água. Por isso, utilize a máquina de lavar roupa com a capacidade máxima indicada e limpe com frequência o filtro.

Leia Também: Dez dicas para quem vai comprar a primeira casa

Campo obrigatório