Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º
Lar Decoração Não deite fora materiais que tem em ...

Não deite fora materiais que tem em casa. Reutilize-os na decoração

Procura ideias para mudar a decoração da sua casa a preços mais acessíveis? Eis 12 dicas que o Ekonomista tem para si e que poderá ter já em casa.

Decoração com materiais Reutilizáveis

Dois conceitos que estão muito associados à ideia de decoração barata são a reciclagem e a reutilização”, destaca o Ekonomista. Se está a pensar em renovar a decoração da sua casa ou até mesmo adquirir produtos de decoração novos, irá perceber que há muitas alternativas que já tem e que podem ser transformadas em peças novas e únicas.

A lista de sugestões enumerada pelo Ekonomista refere que dentro de sua casa, já pode contar com um leque variado de materiais, por vezes guardados ao acaso, na esperança de lhes encontrar um dia uma utilidade. Esse dia chegou, tome nota.

1 - Papel autocolante
Um rolo de papel de parede ou de papel autocolante, com a cor ou padrão que preferir, não é de elevado custo e é boa uma hipótese para transformar os seus armários, portas e gavetas. Use-o para forrar ou para tapar defeitos como, por exemplo, mobília riscada ou azulejos com quebras.

2 - Frascos e garrafas
Garrafas de vidro e os frascos de compotas ou de outros alimentos podem ser as suas novas jarras, podendo mesmo ser usadas para guardar outros alimentos ou até para dispor ervas aromáticas na sua cozinha. Pode ainda enchê-las de pequenas pedras e ter uma peça de decoração para qualquer divisão.

3 - Rolhas de cortiça
"As rolhas das garrafas de vinho são um dos itens indispensáveis para uma decoração barata", salienta o Ekonomista, que poderá resultar num objeto diferente para decorar a cozinha, como por exemplo, usá-las para encher uma jarra ou um frasco grande. 

4 - Inspire-se em plataforma decorativas
O Pinterest é uma dos muitas plataformas para os apaixonados da decoração. Sobretudo deste tipo de decoração, porque não faltam ideias na vertente do Do It Yourself (DYI) (em português, tradução mais próxima, faça você mesmo). 

5 - Use caixas e paletes como mobília
O Ekonomista sugere que utilize caixotes e cestos empilhados para fazer estantes, ou fixá-los na parede como prateleiras, podendo servir como mesa de centro, ou até mesmo como mesinha de cabeceira. As paletes podem igualmente servir para o mesmo propósito, transformando-as talvez numa cama, sofá, mesa de centro para a sala, mesa para o jardim, etc.

6 – Vá aos mercados de segunda mão e antiguidades
Pode encontrar "verdadeiros tesouros" a custo muito baixo. É preciso observar com atenção, verificar o estado da peça e até mesmo regatear. 

7 - Aposte em bons materiais de base
Não deixe de apostar em bons materiais de base para fazer a renovação de qualquer peça, sublinha o Ekonomista. Desde bons vernizes, bons pincéis e tintas de boa qualidade.

8 - Refaça a sua mobília antiga
Não deite fora a sua mobília, mesmo que esteja danificada, reutilize-a. "Com um pouco de criatividade, é sempre possível dar-lhe uma segunda vida", salienta. 

9 – Use cores diferentes
Se estiver atento às promoções das lojas de bricolage, poderá comprar tinta e os materiais a preços módicos, permitindo um novo ambiente em casa.

10 - Dê nova vida aos tecidos
O mesmo se aplica ao reaproveitamento de roupas antigas que já não usa, propõe o Ekonomista. Pode usar esse tecido para fazer uma nova capa de almofada, por exemplo, ou para forrar o assento de uma cadeira.

11 - Utilize molduras
Seja com fotografias da sua família, arte abstrata do seu filho, o seu poema preferido impresso.

12 - Reutilize garrafas
As garrafas são muito versáteis que tanto podem ser jarras, candelabros, candeeiros ou um doseador de sabonete líquido. Com ou sem flores, pintadas, atadas com fio, transparentes ou de cores diferentes, puxe pela criatividade.

Leia Também: Conheça o estilo de decoração que vai querer em sua casa

Campo obrigatório