Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Arrendamento 554 famílias de Olhão apoiadas no âm...

554 famílias de Olhão apoiadas no âmbito do 1.º Direito

Foi assinado o acordo de colaboração do município no âmbito do programa que visa apoiar pessoas que vivem em condições precárias.

554 famílias de Olhão apoiadas no âmbito do 1.º Direito

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou esta quinta-feira o Acordo de Colaboração com o município de Olhão para a Estratégia Local de Habitação deste município no âmbito do Programa 1.º Direito, que permitirá dar resposta a 554 famílias a viver em situações indignas de Habitação.

O acordo, homologado pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, define um montante global de investimento pelo IHRU de cerca de 25,5 milhões de euros, dos quais 12,1 milhões euros são financiamento a fundo perdido pelo IHRU, refere um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A Estratégia Local de Habitação de Olhão prevê dar resposta a 667 famílias, uma vez que aos 554 agregados no âmbito do 1.º Direto somam-se mais 113 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos.

Marina Gonçalves sublinhou que esta intervenção procura também dar resposta “às famílias de rendimentos intermédios, famílias mais jovens sem capacidade de se fixarem por respostas habitacionais serem incompatíveis com os seus rendimentos”. Um problema que se sente “especialmente no Algarve”. Por seu lado, Jorge Botelho lembrou que o direito à Habitação está na Constituição e que devem ser financiadas e implementadas políticas de resposta para as famílias.

O Acordo de Colaboração de Olhão é o 30.º no âmbito do Programa 1.º Direito, depois dos municípios de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Almada, Oeiras, Matosinhos, Évora, Loulé, Lousada, Porto, Funchal, Alijó, Paredes, Torre de Moncorvo, Marvão, São João da Madeira, Mafra, Mirandela, Ribeira de Pena, Espinho e Idanha-a-Nova, Grândola, Alcanena, Silves, Viseu, Setúbal, Faro, Portimão, Maia e Tavira.

Leia Também: 538 famílias de Tavira apoiadas no âmbito do 1.º Direito

Campo obrigatório