Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º
538 famílias de Tavira apoiadas no â...

538 famílias de Tavira apoiadas no âmbito do 1.º Direito

Estratégia Local de Habitação do concelho prevê dar resposta a 815 famílias no total, somando-se às 538 abrangidas pelo 1.º Direito mais 277 famílias a salvaguardar junto dos beneficiários diretos.

538 famílias de Tavira apoiadas no âmbito do 1.º Direito

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou esta quarta-feira o Acordo de Colaboração com o município de Tavira para a Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito, lê-se em nota enviada às redações. Um acordo que visa dar resposta a 538 famílias a viver em situações indignas de habitação.

A Estratégia Local de Habitação de Tavira prevê dar resposta a 815 famílias, uma vez que aos 538 agregados no âmbito do 1.º Direto se somam mais 277 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos, pode ler-se no mesmo comunicado.

Homologado pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, o acordo define um montante global de investimento pelo IHRU de cerca de 15,2 milhões de euros, dos quais 9 milhões euros são financiamento a fundo perdido pelo IHRU.

Marina Gonçalves lembrou que o 1.º Direito é essencial para dar resposta às famílias com menores rendimentos e aos grupos mais vulneráveis, sempre na certeza de que “não estamos a dar nada a ninguém, porque a Habitação é um direito fundamental”.

O Acordo de Colaboração de Tavira é o 29.º no âmbito do Programa 1.º Direito, recorde-se, depois dos municípios de Arruda dos Vinhos, Lisboa, Almada, Oeiras, Matosinhos, Évora, Loulé, Lousada, Porto, Funchal, Alijó, Paredes, Torre de Moncorvo, Marvão, São João da Madeira, Mafra, Mirandela, Ribeira de Pena, Espinho e Idanha-a-Nova, Grândola, Alcanena, Silves, Viseu, Setúbal, Faro, Portimão e Maia.

Leia Também: "A política era a alienação do património imobiliário público"

Campo obrigatório