Meteorologia

  • 28 OUTUBRO 2021
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 23º

Edição

Finanças Crédito à habitação Crédito especializado ao consumo est...

Crédito especializado ao consumo estabilizou no 1.º semestre

As empresas da associação de empresas de crédito especializado ASFAC emprestaram 3.018 milhões de euros em crédito ao consumo no primeiro semestre, num aumento ligeiro de 1,5% face ao período homólogo de 2018, segundo dados hoje divulgados.

Crédito especializado ao consumo estabilizou no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

13:57 - 18/09/19 por Lusa

Casa ASFAC

Segundo a informação, o crédito clássico desceu 1,14% para 2.047 milhões de euros, dos quais 1.198 milhões de euros foram para compra de meios de transporte (automóveis, motas), numa redução de 5,5% face ao período homólogo.

Segundo a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), esta diminuição está "em linha com a redução das vendas de automóveis novos".

Os veículos ligeiros de passageiros usados representaram a maior parte deste valor, ao serem concedidos 868,9 milhões de euros para a sua compra.

Já o crédito clássico concedido a empresas foi de 131 milhões de euros no primeiro semestre, mais 16% face ao período homólogo do ano anterior.

Por fim, o crédito 'stock' ou crédito a fornecedores (em que é feito financiamento de bens com o objetivo de revenda) caiu 26,2% para 1.742 milhões de euros.

Citado em comunicado, o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, disse que "estes números mostram a tendência para uma estabilização no crescimento do crédito especializado", o que considera que está em linha com "a evolução da própria economia portuguesa".

Campo obrigatório