Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças Investimentos Vai ser fiador de um imóvel? Fique a...

Vai ser fiador de um imóvel? Fique a par de todos os seus direitos

Aceitar ser fiador representa uma grande obrigação porque está a assumir as responsabilidades de um crédito que, no fundo, não é seu.

Vai ser fiador de um imóvel? Fique a par de todos os seus direitos
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/02/19 por Notícias ao Minuto 

Casa Finanças

Antes de aceitar ser fiador de alguém, mesmo que seja de um familiar próximo, deve conhecer todos os seus direitos, para não ter surpresas. Na prática, um fiador é alguém que assume a responsabilidade pela dívida de outra pessoa na impossibilidade dessa não a conseguir pagar. 

"Se o seu amigo não pagar o crédito ou começar a deixar prestações em atraso, a instituição financeira contactá-lo-á para que faça o pagamento do valor que está em dívida", explica a plataforma ComparaJá.pt

De acordo com a plataforma, há, no entanto, alguns direitos que abrangem os fiadores. Tome nota: 

  • Direito de Excussão Prévia - "Imagine que o seu amigo deixa de conseguir pagar a dívida deixando prestações em atraso. A instituição financeira só poderá executar o seu património depois de executados todos os bens pessoais do património do seu amigo (como, por exemplo, a hipoteca que ele poderá ter assegurado como garantia bancária do empréstimo). Face a esta situação, e enquanto fiador de um imóvel, tem o direito de não responder perante a dívida.
  • Sub-rogação nos direitos do credor - "Colocando em caso prático: imagine que o seu amigo entra em incumprimento do contrato de crédito à habitação e você, como fiador, paga as dívidas que ele não consegue. Para comprovar o cumprimento da sua obrigação enquanto fiador, o banco emite um recibo de quitação, em que refere que a dívida se encontra liquidada."

O ComparaJá.pt recomenda ainda que "acompanhe o cumprimento do crédito e certifique-se que o seu amigo paga as prestações atempadamente. Caso note que o titular do crédito apresenta dificuldades em pagar a dívida é sua obrigação, enquanto fiador, prestar ajuda. Hoje em dia existem inúmeras formas renegociação de crédito que podem aliviar as prestações. Pode aconselhar o seu amigo a consultar o seu banco de forma explorar que opções tem", refere. 

Campo obrigatório