O MSCI Asia Pacific Index (MXAP) desvalorizava 0,1% para 137,29 pontos, com duas cotadas em baixa por cada uma que subia, interrompendo os ganhos de ontem, sustentados na especulação de que o Banco do Japão irá intensificar os esforços para estimular a economia do país, depois do apoio do G20 às políticas expansionistas de Tóquio. O japonês Nikkei 225 desceu 0,3%, depois de ter saltado 1,9% na sessão anterior.
O comportamento negativo das bolsas asiáticas prende-se com um relatório divulgado pelo HSBC e pela Markit Economics que mostrou que o Índice dos Gestores de Compras (PMI, na sigla em inglês) para a indústria chinesa caiu para os 50,5 pontos este mês, abaixo dos 51,6 pontos registado em Março, sugerindo um abrandamento da segunda maior economia do Mundo. O dado preliminar, calculado com base num inquérito endereçado a mais de 400 empresas, desiludiu os analistas consultados pela Bloomberg que apontavam para 51,5 pontos. Uma leitura acima dos 50 pontos indica uma expansão do sector.
Em reacção, o Agricultural Bank of China, o terceiro maior banco chinês, deslizava 3,1%, o pior desempenho em dois meses.
Em Tóquio, a retalhista Yamada Denki (9831) encolhia 4,8%, depois de ter informado os investidores que vai falhar a previsão do lucro para o conjunto do ano.
Bolsas asiáticas caem com pressão da China
Um relatório desapontante divulgado na China está a pressionar os mercados accionistas asiáticos.

© Reuters
Descarregue a nossa App gratuita
Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.comRecomendados para si
Leia também
Últimas notícias
Newsletter
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.