No dia da apresentação pública do evento, que decorrerá hoje ao final da tarde em Lisboa, Rui Moreira de Sá precisou que a VExpo 2017 decorrerá entre 25 e 28 de maio, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, com a participação de mais de 100 entidades públicas, empresas do setor automóvel, da mobilidade elétrica e universidades.
"Os portugueses vão assim, finalmente, ter acesso a um evento onde podem esclarecer todas as dúvidas sobre os veículos elétricos e híbridos, da autonomia aos incentivos para a sua aquisição, comparar modelos e testá-los à vontade", referiu o responsável, adiantando que a organização espera cerca de 30 mil visitantes.
Rui Moreira de Sá comentou que o formato da VExpo 2017 "é inteiramente inovador" em Portugal, já que à exposição no interior dos pavilhões, "onde os elétricos vão conectar com os ilustres coches do passado", soma-se uma área exterior e um auditório, que receberá conferências e 'workshops'.
Para 25 e 26 de maio está prevista a "conferência mais técnica", coorganizada pela MOBI.E (gestora da mobilidade elétrica), e que abordará questões como os incentivos para o transporte elétrico nas cidades, o mercado de energia elétrica e o desenvolvimento do setor dos veículos e os encorajamentos à aquisição de veículos elétricos para particulares e empresas, assim como a rede de postos de carga rápida.
O coordenador do evento acrescentou ainda à Lusa que os presidentes e vereadores das 308 câmaras municipais foram convidados para a inauguração oficial e a debater temas da mobilidade sustentável nas cidades.
"O vereador do Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, será um dos oradores da conferência com o tema Autocarros elétricos e frotas de empresas", informou.
Para além de automóveis, também serão expostos no certame motos, 'scooters' (um tipo de motocicleta) e bicicletas, baterias e postos de carregamento rápido.