Depois de mais de 20 anos, o Volkswagen Touareg vai deixar de ser produzido com motores de combustão. Para assinalar o fim deste SUV premium marcante, o fabricante lançou a edição especial 'Final Edition'.
Produzido desde 2002, o Touareg passou por três gerações e foi-se renovando tecnologicamente. Não só granjeou popularidade entre os clientes nas estradas com mais de 1,2 milhões de unidades vendidas, como também amealhou prémios.
No desporto motorizado, os Touareg alcançaram a vitória no Dakar 2009 com Giniel de Villiers e monopolizaram o pódio na edição de 2010 com Carlos Sainz na frente, antes de Nasser Al-Attiyah vencer um ano mais tarde.
A atual geração, lançada em 2018, recebeu uma motorização híbrida plug-in com um propulsor 3,0 litros a gasolina, motor elétrico de 134 cv e bateria de 17,9 kWh. Mantiveram-se várias opções de motorização a gasolina e gasóleo e, em 2023, surgiu uma versão atualizada esteticamente com logótipo traseiro iluminado e novos faróis LED matrix.
O último Volkswagen Touareg a combustão
Gravação 'Final Edition'© Volkswagen AG
Para assinalar o fim de vida do Touareg como automóvel de combustão, a Volkswagen anunciou uma edição especial, a 'Final Edition'. Esta pode ser encomendada até ao fim de março do próximo ano e está disponível a partir dos 75.025 euros.
Todas as versões vão ter 'Final Edition' gravado a laser junto das janelas das portas traseiras e num relevo no couro da manete de mudanças. A partir do nível Elegance, esse 'lettering' surge também no tablier e nas molduras das soleiras das portas iluminadas, enquanto a iluminação ambiente multicolorida é uma característica de série.
Futuro elétrico?
Não há quaisquer anúncios oficiais da parte da Volkswagen, mas o futuro do Touareg pode estar garantido... como elétrico.
Foi o que adiantou a Automobilewoche há cerca de um mês, antecipando um possível ID. Touareg que deverá ser o primeiro assente na nova plataforma escalável SSP. No entanto, não deverá chegar antes de 2029.
Leia Também: Volkswagen regista aumento de vendas; elétricos sobem 42%