O Dongfeng Box esteve longe de impressionar nos testes de segurança da Euro NCAP. O 'hatchback' compacto chinês não foi além das três estrelas num 'ranking' de cinco. É o único modelo da marca disponível em Portugal.
Segundo a entidade, no teste de colisão frontal "várias soldas por pontos falharam em parte da carroçaria do veículo, comprometendo a segurança". Este é um problema que pode levar à perda de integridade da estrutura e reduz a proteção dos ocupantes.
No teste de Barreira Deformável Progressiva Móvel, um veículo colide a 50 km/h contra uma barreira deformável num carrinho de 1.400 kg. O Dongfeng Box alcançou 69 por cento em termos de proteção de ocupantes adultos.
Num comunicado, a Euro NCAP diz que "a carroçaria instável levanta preocupações em torno da proteção que ofereceria a velocidades mais altas no caso de um acidente parecido".
Mas há mais: o mecanismo de bloqueio automático das portas não desbloqueou, o que pode dificultar a assistência das equipas de primeiros-socorros.
De referir que, recentemente, os puxadores das portas retráteis estiveram no centro de preocupações de segurança em viaturas Tesla Model Y. As autoridades da China já admitem banir este tipo de solução nos próximos anos.
Esta semana, um Xiaomi SU7 incendiou e, de acordo com a imprensa chinesa e vídeos publicados na rede social Weibo, pessoas tentaram sem sucesso retirar o condutor já que as portas não abriram.
Aled Williams, diretor de programa da Euro NCAP, afirmou: "O Dongfeng Box não corresponde à prestação de segurança de outros carros elétricos pequenos testados pela Euro NCAP. […]. Houve preocupação por as soldas por pontos ficarem comprometidas durante os nossos testes e poderem ficar mais comprometidas em acidentes a mais altas velocidades. Tal falha tem de ser resolvida para igualar veículos concorrentes numa secção em rápido crescimento do mercado de carros elétricos".
Leia Também: O fabricante chinês que quer triplicar as vendas na Europa no próximo ano