Já se conhecem os pilotos da Mercedes para a próxima época de Fórmula 1. George Russell e Andrea Kimi Antonelli mantêm os seus lugares, anunciou o fabricante esta quarta-feira (15 de outubro).
Ao longo do ano, surgiram alguns rumores sobre o futuro de ambos. Até Max Verstappen chegou a ser especulado para a formação prateada. Toda a especulação termina agora, com as renovações de Russell e de Antonelli.
Russell com experiência e provas dadas
Russell está na F1 desde 2019, tendo chegado à Mercedes em 2022 depois de três épocas com a Williams. Ao lado de Lewis Hamilton, esteve à altura do heptacampeão do mundo, alcançando rapidamente pódios e vitórias.
Este ano, Russell é um dos quatro pilotos que já alcançou vitórias, fazendo-o por duas vezes no Canadá e, mais recentemente, no GP de Singapura.
Num artigo publicado no site oficial da Mercedes F1, o piloto comentou: "O próximo ano será o meu décimo desde que assinei com a Mercedes, em 2017. Tem sido uma parceria tão longa e bem-sucedida com a equipa até agora, e mal posso esperar pelo que há pela frente, particularmente ao entrarmos numa das maiores mudanças regulamentares na história do desporto no próximo ano. Todos estamos incrivelmente focados em tornar isso num sucesso e, para mim pessoalmente, partir daquela que foi a minha época de F1 mais forte até hoje".
Segunda época de F1 para Antonelli
Este ano, Kimi Antonelli tornou-se num dos mais jovens de sempre a estrear-se na Fórmula 1, aos 18 anos - completou, entretanto, o 19.º aniversário.
A Mercedes acredita convictamente no potencial do jovem italiano. Apesar das dificuldades inerentes ao ano de estreia - incluindo dois períodos de três corridas seguidas sem pontuar - Antonelli já provou que pode lutar por pódios com o terceiro lugar no Canadá.
Atualmente, está numa das suas melhores sequências de resultados, tendo obtido dois 'top cinco' consecutivos pela primeira vez.
O jovem afirmou ao site da equipa: "Aprendi tanto na minha primeira época na F1, quer nos bons momentos, quer nos mais desafiadores. Todos me tornaram mais fortes, não só como piloto, mas também como colega de equipa. Quero agradecer ao Toto [Wolff, chefe de equipa] e a todos em Brackley e em Brixworth pelo apoio contínuo e pela fé em mim. Agora, o nosso foco é acabar este ano fortes e garantir o segundo lugar no Mundial de construtores, antes de virarmos toda a nossa atenção para 2026. Ainda há muito para alcançarmos nestas últimas seis corridas e daremos tudo".
Renovações eram questão de tempo
O diretor-executivo e chefe de equipa, Toto Wolff, sublinhou que a renovação de Andrea Kimi Antonelli e George Russell nunca esteve em dúvida: "Confirmar o nosso alinhamento de pilotos foi sempre apenas uma questão de 'quando', não 'se'. Queríamos levar o nosso tempo, gerir as negociações adequadamente e garantir que todos, em todas as partes, estavam contentes. Estou satisfeito com o que fizemos. O George e o Kimi mostraram ser uma dupla forte e estamos empolgados por continuar a nossa jornada juntos. Agora, o nosso foco está nas últimas seis corridas do ano, enquanto lutamos pelo segundo lugar no campeonato de construtores, e em 2026 e numa nova era na F1".
[Notícia atualizada às 16h00]
Leia Também: Os horários do GP dos EUA de Fórmula 1 (com corrida Sprint de regresso)