A Renault anunciou uma nova função para o desportivo Alpine A290. No início desta semana, o automóvel elétrico passou a estar disponível de série com o One Pedal.
Com este recurso tecnológico de apoio à condução, é possível abrandar gradualmente recorrendo, apenas, ao pedal do acelerador - ou seja, o automóvel faz o processo de paragem sozinho ao libertar o pedal.
O condutor pode selecionar esta opção através de um seletor rotativo RCH no volante. Quando o One Pedal está ativo, há uma indicação luminosa correspondente no painel de instrumentos. A função está ativa no modo D, mas fica em espera quando o condutor ativa a marcha-atrás ou a neutra.
O Alpine A290
O cockpit do Alpine A290© Yannick Brossard / DPPI / Renault
'Irmão' do Renault 5 E-Tech, o Alpine A290 é um 'hot hatch' totalmente elétrico em muito semelhante ao nível de design exterior - embora tenha nuances próprias do seu posicionamento enquanto modelo desportivo.
É o caso da assinatura luminosa distinta, guarda-lamas largos, saias laterais largas, rebordo do tejadilho em alumínio, antena de 'tubarão' preta, difusor no para-choques traseiro o para-choques dianteiro desportivo moldado com vista a obter a máxima eficiência aerodinâmica. Destacam-se, ainda, as jantes de liga leve de 19 polegadas nos designs Iconic e Snowflake e pinças de travão dianteiras e traseiras disponíveis em vermelho Racing Red ou Azul Alpine.
Com o 'ADN' desportivo associado à Alpine, está assente numa plataforma elétrica desenvolvida pela Ampere (AmpR Small). Tem 180 cv de potência na versão base e na GT Premium, aumentando para 220 cv na GT Performance e na GTS.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h pode ser feita em 6,4 segundos nas variantes de topo. Um 'boost' de potência está disponível através do botão vermelho OV no volante, oferecendo o máximo de potência e de binário durante dez segundos.
Apesar de ser um automóvel elétrico, a Alpine não esqueceu a sonoridade que está associada às emoções de um carro desportivo. Entram, aí, os Alpine Driving Sounds, que têm frequências e intensidades baseadas no som gerado pelo motor. Também é possível desligá-los e não estão dependentes dos quatro modos de condução (Save, Normal, Sport e Personal, personalizado).
Com 26 sistemas de assistência avançada à condução (ADAS), o Alpine A290 tem um habitáculo inspirado em carros de competição em que o azul domina. O volante desportivo de três raios é revestido em couro Nappa e inclui vários botões, incluindo o rotativo RCH que remete para os monolugares de Fórmula 1 e o OV vermelho ('Overtake').
Há um painel de instrumentos digital, um ecrã central de 10,1 polegadas, pedal desportivo, apoio para os pés, consola central elevada e bancos estofados com materiais amigos do ambiente. Nas versões GT Premium e GTS, os bancos, painel de instrumentos e painéis das portas surgem em pele Nappa Deep Blue (azul) e Eevee Grey (Cinzento), com a palavra Alpine gravada em relevo nos apoios da cabeça. No centro do encosto, encontra-se o nome do modelo, A290.
Leia Também: Alpine fica ou sai da F1? Novo CEO da Renault revela o futuro da equipa