Procurar

Kia quer crescimento ambicioso da produção de carros elétricos na Europa

A Kia tem planos ambiciosos para a Europa, que passam por quase triplicar a produção de veículos elétricos no continente nos próximos dois anos. A fábrica localiza-se em Zilina, na Eslováquia.

Kia quer crescimento ambicioso da produção de carros elétricos na Europa

© Stoqliq / Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/10/2025 16:38 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Auto

Kia

Até 2027, a Kia quer praticamente triplicar a sua produção de automóveis elétricos na Europa. O Kia EV2 e o Kia EV4 são produzidos na Eslováquia, na fábrica de Zilina, esperando-se um grande crescimento de ambos - o que também requer, naturalmente, uma procura no mercado compatível.

 

Ho Sung Song, presidente e diretor-executivo do fabricante, disse numa recente entrevista ao Automotive News Europe: "Espera-se que a produção anual média do futuro EV2 atinja cerca de 100 mil unidades na fábrica de Zilina na Eslováquia em 2027".

A produção do EV4 - primeiro elétrico da marca montado na Europa - deverá atingir também algo como 100 mil unidades anuais em conjunto com as capacidades da Coreia do Sul. Em 2027, a Kia espera produzir mais de 80 mil exemplares só na Eslováquia.

Aquela unidade fabril tem infraestrutura suficiente para responder às pretensões do dirigente, tendo uma capacidade para produzir 320 mil automóveis por ano - expansível até 350 mil. O investimento no EV2 e no EV4 fabricados na Europa é de 108 milhões de euros.

Mas há um 'senão' nas pretensões de Ho Sung Song. Os números almejados pelo dirigente da Kia estão muito acima das expectativas de mercado da Kia Europe - cujo diretor-executivo, Marc Hedrich, estimou em agosto que no próximo ano sejam produzidos entre 20 mil a 30 mil Kia EV4 em Zilina.

Leia Também: Kia realiza teste público pioneiro do passaporte de bateria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10