Na semana passada, a 7 de outubro, foi publicada pelo Departamento de Patentes dos Estados Unidos da América uma patente da Ford para um novo conceito de airbag - originalmente submetida a 2 de julho do ano passado.
O documento, consultado pelo Auto ao Minuto, propõe um airbag que enche num sentido descendente desde o tejadilho. Forma, assim, uma barreira destinada a proteger os passageiros da segunda fila atrás do condutor e do passageiro da frente numa colisão frontal - impedindo-os de colidir contra os bancos frontais mesmo com o cinto de segurança colocado.
Em vez de estarem instalados na estrutura dos bancos da frente, estes airbags estariam montados ao longo do forro do automóvel - num sistema suportado pela carroçaria. Também os ocupantes que seguem à frente ficariam mais protegidos.
Chegarão estes airbags ao mundo real?
Um dos esboços da patente© U.S. Patent
Este não é o único documento de patente sobre airbags ou sistemas de proteção para ocupantes e até peões que a Ford apresentou nos anos recentes - estando muito ativa neste âmbito. Porém, nem sempre as patentes chegam a ser aplicadas a veículos reais.
De resto, o construtor explicou em comunicado citado pelo site Ford Authority: "Submeter candidaturas de patentes é uma parte normal de qualquer negócio forte, uma vez que o processo protege novas ideias e ajuda-nos a construir um portfólio robusto de propriedade intelectual. As ideias descritas dentro de uma candidatura de patente não deviam ser vistas como indicador dos nossos planos de negócio ou de produto".
Leia Também: Ford pode estar a trabalhar num Mustang híbrido