Em breve, será exibida em público a única unidade do Mercedes-AMG One entregue em Portugal - cerca de um ano e meio depois de chegar ao país, em março de 2024.
O hipercarro custa dois milhões e meio de euros, excluindo impostos, segundo a Sociedade Comercial C. Santos - que intermediou o negócio. Só existirão 275 unidades em todo o mundo.
Recentemente, este Mercedes foi apresentado na Maia "a um grupo muito restrito de clientes", que acorreram ao 'showroom' da empresa perto do aeroporto do Porto.
Dentro de poucas semanas, a Sociedade Comercial C. Santos vai exibir o Mercedes-AMG One durante o Salão Automóvel Híbrido e Elétrico do Porto, agendado para 17 a 19 de outubro na Alfândega do Porto. A exposição será feita "com regras apertadas de segurança".
O automóvel dispõe de uma unidade motriz híbrida E Performance com motor de combustão turbo V6 e quatro motores elétricos. A base da tecnologia provém do monolugar de Fórmula 1 da Mercedes em 2015.
A potência total atinge 1.063 cv (574 cv do motor de combustão e 611 cv dos motores elétricos), podendo chegar aos 352 km/h de velocidade. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 2,9 segundos.
A transmissão é manual automatizada de sete velocidades, com uma embraiagem de competição de carbono. Entre os modos de condução, destaca-se o totalmente elétrico e o de elevada dinâmica (Strat 2) em linha com as configurações utilizadas na F1 em qualificação.
Por fora, vê-se uma carroçaria em que a aerodinâmica domina, incluindo uma grande asa traseira com sistema DRS, 'flaps' ativos no difusor dianteiro, lamelas na zona do capot, grandes entradas de ar, 'barbatana' aerodinâmica, entre outros elementos. Os travões são de carbocerâmica.
Encontra-se um habitáculo focado no condutor, com bancos AMG Motorsport, volante ao estilo da Fórmula 1 com diversos botões de controlo e patilhas de mudanças, e também um ecrã de infoentretenimento. Os forros são em couro napa, com costuras dos bancos feitas à mão.
Leia Também: Mercedes-AMG lançou novo GT com tecnologia e inspirações da Fórmula 1