Markus Haupt está confirmado como o novo diretor-executivo da SEAT e da Cupra. Ao ser eleito pelo Conselho de Supervisão, ficou efetivado no cargo de CEO, que assumiu interinamente a 1 de abril.
O organismo é presidido por Thomas Schäfer, membro do Conselho de Supervisão da Volkswagen AG e diretor-executivo da marca Volkswagen.
Em 2022, Markus Haupt tornou-se vice-presidente executivo de produção e logística, tendo sido essencial para um processo de transformação que inclui um investimento de três mil milhões de euros na eletrificação da fábrica de Martorell (Espanha).
O responsável já tem mais de 20 anos de experiência dentro do Grupo Volkswagen, iniciando o seu percurso na SEAT em 2001. Já ocupou diversas funções e também cargos de liderança nas várias marcas, para além de dirigir projetos de produção como a plataforma A0 do grupo e o lançamento do T-Roc na fábrica de Palmela. É, também, apaixonado por desporto motorizado e exerceu diversos cargos em Espanha.
Nesta altura, a SEAT atravessa um momento de crescimento de vendas, contando também com o bom desempenho de mercado dos modelos Cupra - marca de carros desportivos que cresceu 36 por cento de janeiro a agosto deste ano, por comparação com o mesmo período de 2024.
Aposta na eletrificação
Markus Haupt© Jordi Play / SEAT Cupra
No entanto, há também desafios dos quais Markus Haupt está consciente e certo que serão enfrentados com sucesso. O futuro passa pela eletrificação, como sublinhou: "Estamos à beira de mudanças entusiasmantes, à medida que avançamos na transição para a eletrificação. Esse é um futuro em que sempre acreditei e iremos trabalhar mais do que nunca para o concretizar".
Já em março, será lançado o Cupra Raval, primeiro modelo a sair da linha de produção no âmbito do projeto da gama de viaturas elétricas urbanas de três das marcas do Grupo Volkswagen em duas fábricas. A iniciativa propõe-se a tornar a mobilidade elétrica mais acessível.
Sobre a sua designação como diretor-executivo da SEAT e da Cupra, Markus Haupt afirmou: "É uma honra conduzir a empresa na sua transformação mais significativa, que inclui o lançamento de modelos inovadores como o Cupra Raval e a nossa transição para a eletrificação. Em conjunto com o Comité Executivo e as nossas equipas, estou confiante de que iremos escrever um novo capítulo de crescimento na história da empresa. Gostaria de expressar o meu sincero agradecimento a Oliver Blume, Thomas Schäfer e ao Conselho do Grupo Volkswagen pela confiança depositada em mim neste desafio entusiasmante. Estou igualmente grato ao Comité Executivo da SEAT e da Cupra por serem colegas excecionais e uma fonte constante de inspiração. Juntos, estou certo de que alcançaremos feitos notáveis".
Já Thomas Schäfer comentou: "Markus traz mais de duas décadas de experiência em várias marcas e países dentro do Grupo. A sua vasta experiência em produção, logística e planeamento estratégico faz dele o líder ideal para impulsionar a estratégia de eletrificação da empresa e o crescimento contínuo da Cupra. Tendo liderado com sucesso a transformação das instalações da SEAT e da Cupra em preparação para a família de veículos elétricos urbanos, está perfeitamente posicionado para moldar o futuro das marcas".
Leia Também: Cupra Formentor VZ5 de cinco cilindros está de volta, mas só haverá 4 mil