As primeiras unidades do DS Nº4 estão prestes a chegar a Portugal. As entregas aos clientes nas lojas oficiais da marca vão começar ainda em outubro, segundo a DS Automobiles.
A berlina tem três motorizações, embora de momento ainda só estejam disponíveis duas em Portugal. São elas:
- E-Tense: Totalmente elétrico, apresenta um motor com 213 cv de potência e 343 Nm de binário e uma bateria com capacidade líquida de 58,3 kWh. É possível chegar aos 450 km de autonomia, há três modos de travagem regenerativa (suave, moderada e aumentada) e o carregamento dos 20 aos 80 por cento em estação de carregamento rápido demora cerca de meia hora. Já 11 minutos bastam para recuperar 100 km de autonomia em ciclo WLTP. Há capacidades de pré-condicionamento e V2L (Vehicle-to-Load).
- Hybrid: A versão DS Nº4 Hybrid alia um motor a gasolina tricilíndrico turbo 1,2 litros com um motor elétrico de 28 cv. Ao todo, o sistema tem 145 cv de potência e 230 Nm de binário. Em contexto urbano, é possível circular em modo totalmente elétrico até 50 por cento do tempo, sendo que a bateria é auto-recarregável graças às desacelerações e travagens. A caixa é automática de dupla embraiagem e seis velocidades.
A estas duas motorizações, junta-se uma terceira não disponível em Portugal. A híbrida plug-in tem um motor a gasolina turbo de quatro cilindros com 180 cv de potência e um motor elétrico que debita 125 cv, para além de uma nova caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e sete relações. A potência combinada é de 225 cv. O modo totalmente elétrico tem até 81 km de autonomia em ciclo WLTP, graças à bateria de 14,6 kWh.
Design
O novo DS Nº4 tem um estilo marcado por linhas musculadas e uma silhueta fluída. Há uma nova assinatura luminosa atrás, com luzes LED e máscara Dark Chrome, para além de escamas em relevo gravadas a laser. A tampa da bagageira possui a inscrição DS Automobiles.
À frente, encontra-se uma nova grelha preta horizontal e uma assinatura luminosa que se inspira no DS E-Tense Performance concetual. O feixe de luz vai de uma à outra extremidade do para-choques, com o logótipo DS ao centro iluminado. Na versão Étoile, acrescem-se faróis DS Matrix LED Vision.
As jantes podem ser de 19 ou 20 polegadas, enquanto as medidas do automóvel são 4,40 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,49 metros de altura, ao passo que a distância entre eixos é de 2,67 metros.
Por dentro
Não em todos os níveis de equipamento, a DS Automobiles dotou este novo modelo de bancos em couro Nappa Brun Criollo, inserções em madeira de freixo castanha e pespontos em ponto perla - uma costura exclusiva.
Há diferentes níveis de acabamento com características próprias, como os tecidos e lonas DS no nível Pallas ou a Alcantara e Étoile Nappa em Étoile a revestir o painel de instrumentos, portas e consola central.
O porta-bagagens tem 430 litros de capacidade na versão Hybrid, 390 litros em E-Tense e 360 litros no caso do híbrido plug-in. A porta pode ser elétrica.
Em termos de conectividade, o Pack Connect One está incluído por dez anos com livro de manutenção digital, atualizações remotas, comandos remotos eletrónicos para seguir o estado de carga da bateria, programar o pré-condicionamento térmico do habitáculo e fazer a gestão remota do carregamento.
Já o Pack Connect Plus, que pode ser incluído durante três anos em função do equipamento, incorpora navegação conectada, reconhecimento de voz, bloqueio e desbloqueio remoto ou alarme conectado - tudo acessível pela 'app' MyDS.
No DS Nº4 E-Tens, há funções específicas para a motorização 100 por cento elétrica: planeamento inteligente das paragens para recarregamento (EV Routing), aplicação e-Routes que calcula o tempo de viagem incluindo trânsito e paragens, pré-condicionamento da bateria e comandos remotos eletrónicos para controlo da carga, pré-aquecimento do interior e paragem da carga aos 80 por cento. Em 2026, receberá o Plug & Charge.
Níveis de equipamento
Há dois níveis de acabamento para o DS Nº4 (Pallas e Étoile), para além de uma versão exclusiva Jules Verne.
Em Pallas, encontram-se bancos em tecido Diamond Tungstène e Toile DS (preto), decorações em preto basalto com efeito escamado no painel de instrumentos e nos painéis das portas e inserções em Bronze Belem.
O ecrã central digital de alta definição mede 10,25 polegadas e tem novos gráficos inspirados no Nº8. Existe funcionalidade de Mirror Screen sem fios por wifi, assim como ar condicionado automático de duas zonas, faróis LED, luzes traseiras full LED, jantes de 19 polegadas, espelhos retrovisores exteriores elétricos com desembaciamento e retráteis e vidros laterais dianteiros laminados acústicos.
Em termos de segurança e ajudas à condução, o automóvel surge com regulador e limitador de velocidade adaptativo, travagem de emergência automática e assistência ao estacionamento (dianteiro e traseiro) com câmara de marcha-atrás.
No nível Étoile, acrescenta-se o sistema de infoentretenimento DS Iris System com navegação conectada e ChatGPT, faróis DS Matrix LED, regulador de velocidade adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistência de mudança de faixa, bancos dianteiros elétricos, vidros traseiros laminados e escurecidos, soleiras das portas e pedais em alumínio
O condutor usufrui do pacote DS Drive Assist e há, igualmente, um carregador sem fios para smartphones compatíveis. O acabamento Étoile Cuir Nappa marca revestimentos do habitáculo em couro Nappa Brun Criollo. Os equipamentos incluem, igualmente, o DS Extended Head-Up Display, bancos elétricos, bancos frontais e volante aquecidos.
O DS Nº4 Jules Verne inspira-se na obra A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne. Distingue-se pelos revestimentos em Alcantara Bleu Éternel e Perle e por um painel de instrumentos gravado a laser com o esboço de uma rosa dos ventos, bem como emblema específico no capot, guarnições nas soleiras das portas com a assinatura do escritor e mostrador de orientação. As jantes são de 19 polegadas, em preto brilhante diamantado, com o centro em dourado.
Nesta versão especial, o DS Nº4 inclui assistência ao estacionamento direito e traseiro com câmara de marcha-atrás, DS Iris System com ChatGPT, reconhecimento de sinais de limite de velocidade, alerta ativo de mudança de faixa, acesso e arranque mãos-livres, regulador de velocidade adaptativo com função de stop & go e Pack Connect Plus.
Os preços
Já disponível para encomenda há algumas semanas, o novo DS Nº4 tem preços desde os 37.550 euros até aos 49.850 euros, dependendo da versão:
- Hybrid 145 Automático Pallas: 37.550 euros
- Hybrid 145 Automático Jules Verne: 40.050 euros
- Hybrid Étoile: 40.550 euros
- Hybrid Étoile Couro Nappa: 43.550 euros
- E-Tense Pallas: 46.850 euros
- E-Tense Jules Verne: 49.350 euros
- E-Tense Étoile: 49.850 euros
Leia Também: A 'sugestão' do diretor da DS: "Devíamos inventar segmentos novos..."