A Volta à Córsega, histórico rali francês, serviu de palco para a estreia pública dinâmica do novo Renault 5 Turbo 3E - o sucessor do lendário Renault 5 Turbo, que é totalmente elétrico.
Sete meses depois de ser revelado, o automóvel está em fase de desenvolvimento, mas demonstrou-se perante os adeptos nos passados dia 5 e 6 de outubro em Calvi. Trata-se do primeiro 'mini-supercarro' elétrico.
Propõe tração traseira, com dois motores de 204 kW que debitam uma potência equivalente a 555 cv e binário de 4.800 Nm. É possível controlar cada roda traseira independentemente. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em menos de 3,5 segundos.
A arquitetura elétrica é de 800 volts, sendo a bateria de 70 kWh para uma autonomia superior a 400 km em ciclo WLTP. O carregador em corrente contínua suporta até 330 kW, possibilitando repor dos 15 aos 80 por cento dos níveis de carga em 15 minutos.
Desenvolvido pela Alpine, o Renault 5 Turbo 3E assenta-se numa plataforma em alumínio reforçada com elementos em carbono. Mede 4,08 metros e comprimento e 2,03 metros de largura.
Em termos de design, a inspiração no Renault 5 Turbo original é evidente, mas não deixa de ter um toque moderno e atual, derivado do Renault 5 E-Tech. E também está munido de várias soluções de otimização aerodinâmica.
As demonstrações ocorreram no porto de Calvi e nos troços de Notre Dame de la Serra e Montegrosso, em plena Córsega. O embaixador da Renault, Julien Saunier, esteve ao volante.
Um dos protótipos esteve decorado a preto, amarelo e branco e outro em vermelho, azul e branco - numa referência ao Renault Maxi 5 Turbo com que Jean Ragnotti ganhou a Volta à Córsega em 1985 (há precisamente 40 anos).
Este Renault não é para todas as 'carteiras'
A traseira do novo Renault 5 Turbo 3E© Cathy Dubuisson / Renault
O Renault 5 Turbo 3E é um modelo elétrico de alto desempenho que não estará ao acesso de todas as 'carteiras' ou contas bancárias: o preço é de 155 mil euros, com um sinal de 50 mil euros. As primeiras entregas só deverão acontecer em 2027.
O modelo está disponível não só na Europa, como também na Ásia (Japão e Médio Oriente) e na Austrália. Só serão produzidas 1.980 unidades, numa referência ao ano de lançamento do 5 Turbo.
Leia Também: Renault vai alargar oferta de baterias mais baratas