Finalmente, uma 'luz ao fundo do túnel' para a Jaguar Land Rover e para os seus fornecedores. Depois de mais de um mês de pausa, a produção vai retomar amanhã, 8 de outubro.
No final de agosto, o construtor automóvel foi alvo de um grave ataque informático, que obrigou a interromper completamente a produção até agora - o causando fortes prejuízos também aos fornecedores. Isso até obrigou o governo britânico a intervir financeiramente.
Segundo um comunicado, a retoma de produção será um processo faseado, começando em West Midlands (Wolverhampton, Reino Unido) no Electric Propulsion Manufacturing Centre - onde são construídos os motores - e no Battery Assembly Centre dedicado a baterias.
Também neste dia, começarão as operações de estampagem nas instalações de Castle Bromwich, Halewood e Solihull no Reino Unido. Nesta última, a retoma inclui ainda as divisões de carroçaria, pintura e o Centro de Operações Logísticas.
Já as instalações de fabrico de veículos em Nitra (Eslováquia) e as linhas de produção do Range Rover e do Range Rover Sport em Solihull deverão regressar ao ativo ainda esta semana. Numa altura posterior, serão anunciados os planos para a fábrica de Halewood.
O diretor-executivo da empresa fabricante, Adrian Mardell, referiu em comunicado: "Esta semana marca um momento importante para a JLR e todos os nossos acionistas, já que recomeçamos agora as nossas operações de fabrico depois do incidente cibernético. A partir de amanhã, acolheremos de volta os nossos colegas na nossa fábrica de produção de motores em Wolverhampton, seguindo-se pouco depois os nossos colegas que fazem os carros em Nitra e Solihull".
Ajuda aos fornecedores
A interrupção total da produção durante mais de um mês afetou fortemente fornecedores da Jaguar Land Rover - que os está a apoiar com várias medidas como um gabinete de apoio dedicado e um sistema de pagamento manual para liquidar faturas pendentes.
Esta semana, vão retomar os sistemas de pagamento automatizado a fornecedores. O novo programa de financiamento implementado permitirá aos fornecedores qualificados receberem de forma muito mais célere do que o acordado nos termos padrão - como forma de ajudar ao fluxo de caixa no curto prazo.
O programa vai, depois, ser alargado a outros fornecedores, incluindo alguns que não estão relacionados à produção. Estas medidas são possíveis graças à colaboração com um parceiro bancário, permitindo aos fornecedores qualificados receberem maioritariamente em pré-pagamento logo após a encomenda e um pagamento final de ajuste quando for recebida a fatura.
Quem utilizar o plano durante a fase de recomeço será reembolsado pela Jaguar Land Rover com os custos de financiamento.
Adrian Mardell afirmou: "Os nossos fornecedores são essenciais para o nosso sucesso, e hoje lançamos um novo esquema de financiamento que nos permitirá pagar aos nossos fornecedores cedo, usando a força do nosso balanço para apoiar os fluxos de caixa deles".
Leia Também: Ciberataque afeta operações de venda e produção da Jaguar