Uma unidade do Avatr 06 pegou fogo na China, originando um incêndio que afetou outros sete carros. Este é um modelo fabricado em parceria entre a Changan, CATL e Huawei.
O incidente aconteceu na China e o carro era novo - tinha pouco mais de 1.000 km feitos desde que foi comprado no fim de agosto. De acordo com o vespertino local chinês The Sanxiang Daily, a situação ocorreu no passado domingo, dia 5 de outubro, em Dongbi. Não foram registadas vítimas mortais.
A proprietária disse que tinha adquirido o automóvel no dia 28 de agosto, completando 1.066 km desde então. Antes de o incêndio acontecer, a temperatura no interior da viatura terá atingido mais de 76ºC. Sinais de fumo terão começado a surgir da zona do banco do passageiro da frente.
Possíveis causas
Yu Dianke, blogger especialista em automóveis, crê que a concentração de luz a incidir no banco do passageiro pode explicar a ignição, assim como uma possível explosão de perfume.
No seu perfil na rede social Weibo, recorda as temperaturas extremas que se faziam sentir naquele dia. No entanto, não há quaisquer comentários oficiais das empresas envolvidas no fabrico do carro.
O Avatr 06
Disponível na China, o Avatr 06 foi lançado em abril passado. Existem duas versões diferentes 100 por cento elétricas: motor único com 338 cv de potência e tração traseira; e dois motores com 590 cv de potência total e tração integral. A bateria é da CATL de 72,88 kWh, com autonomia de até 650 km (ciclo CLTC).
Há, também, uma variante de autonomia alargada (EREV), em que o motor elétrico de 310 cv é conjugado com um motor a gasolina 1,5 litros com 154 cv que tem a função de gerador. Há baterias de 31,7 kWh e 45,06 kWh e a autonomia varia dos 170 aos 240 km.
Leia Também: Novo SUV da Huawei lançado esta semana já tem mais de 160 mil encomendas