A Zeekr tem-se expandido globalmente nos últimos anos e anunciou a atualização do 001 - uma berlina executiva elétrica de cinco portas, cuja primeira geração 'nasceu' em 2021 e é vendida atualmente na Europa.
O porta-estandarte do fabricante renova-se, não só na sua cosmética, como também tecnicamente. As entregas na China começam já dia 11 de outubro, o próximo sábado.
Carregamento em 7 minutos
Assente num sistema de 900 volts, é possível recarregar dos 10 aos 80 por cento em sete minutos, mediante utilização de um posto de carregamento rápido - isto na versão de tração integral com bateria de fosfato de ferro-lítio de 95 kWh e autonomia de 710 km (ciclo CLTC), em que a potência atinge 925 cv.
Já com a bateria CATL Qilin de 103 kWh, o carregamento dos 10 aos 80 por cento pode fazer-se em dez minutos, com a autonomia de 762 km e potência também situada nos 925 cv.
A variante de maior autonomia é de tração traseira, com bateria CATL Qilin de 103 kWh, e pode percorrer até 810 km. O carregamento dos 10 aos 80 por cento é possível em dez minutos, sendo a potência máxima de 503 cv.
O chassis é novo, foi incluída tecnologia de segurança ativa de emergência G-AES - que evita obstáculos a velocidades de até 130 km/h - e um controlo de estabilidade em caso de rebentamento de pneus em velocidades de até 120 km/h. O sistema de assistência à condução G-Pilot H7 foi, igualmente, atualizado, tendo na base do seu funcionamento um total de 31 sensores. Na sua base está um chip Nvidia Drive Thor-U.
Por dentro, o novo Zeekr 001 estreia o design 'Starry Sky Concert Hall', com materiais premium como couro Nappa e um ecrã imersivo de 16 polegadas. O painel de instrumentos consiste num ecrã de 13,02 polegadas, havendo ainda head-up display de realidade aumentada e painel traseiro de oito polegadas.
Virá o novo Zeekr 001 para a Europa?
A versão atual do Zeekr 001 é comercializada na Europa desde que a marca começou a vender no continente. No entanto, ainda não há quaisquer indicações sobre se o modelo renovado virá para o mercado europeu, ou quando isso poderá acontecer.
Leia Também: Novo carro chinês de uma marca de aspiradores parece um Rolls-Royce