As Forças Armadas dos Estados Unidos da América tentaram importar o Tesla Cybertruck para a Alemanha, com um pedido para conceder a possibilidade de registar unidades. No entanto, aquele país europeu recusou - com o controverso modelo a estar interdito do 'Velho Continente' devido às suas características.
Uma nota da US. Army Customs Agency escreve: "Atualmente, a importação ou registo dos Cybertruck na Alemanha (ou na UE) não é permitida".
Este documento foi emitido na sequência de um pedido das Forças Armadas dos EUA ao ministério federal dos transportes da Alemanha para que os seus membros pudessem importar e registar unidades do Tesla Cybertruck no âmbito do sistema USAREUR-AF.
A tutela alemã analisou o caso e "recusou o pedido", considerando que o automóvel se "desvia significativamente" dos requisitos legais em vigor na União Europeia - pelo que está impedido de receber uma autorização ao nível nacional na Alemanha: "Uma operação segura nas estradas públicas alemãs, que é um pré-requisito para o registo de um veículo privado das forças americanas […], não está garantida".
Por outro lado, são citadas preocupações com as atenções que um Tesla Cybertruck iria atrair, contrariando o propósito de tapar as matrículas para proteção das forças da USAREUR-AF.
O documento da US Army Customs Agency refere que, na Europa, o modelo do fabricante liderado por Elon Musk não é autorizado por "preocupações significativas com a segurança passiva" e de "várias especificações" da carrinha que vão contra as regras europeias - sobretudo ao nível da carroçaria em aço inoxidável rígido e com extremidades aguçadas.
É que a legislação foca-se particularmente na segurança dos ciclistas e peões, requerendo por isso certas características de segurança passiva aos automóveis - que não são encontradas no Cybertruck.
Leia Também: "Terror". Jovem morre após portas de Tesla bloquearem após acidente