Foram revelados os resultados dos novos testes do Green NCAP sobre a sustentabilidade ambiental dos automóveis, com o Mini Cooper E e o Fiat 600e a obterem as melhores classificações.
Segundo a página oficial do programa, os novos testes foram criados “para refletir melhor o uso dos carros atuais no mundo real”.
Cinco estrelas para três modelos
Entre os 12 automóveis avaliados, a classificação máxima de cinco estrelas foi atribuída a três modelos. O mais bem avaliado foi o Mini Cooper E, com 97 por cento. Tem uma bateria de 40,7 kWh e consumos que se fixaram em 15 kWh por cada 100 km numa rota com diferentes tipos de vias e tempo ameno.
Quanto ao Fiat 600e, que foi também galardoado com cinco estrelas, teve uma avaliação de 96 por cento. A bateria é de 54 kWh, enquanto os consumos em condições reais são de 15,5 kWh por cada 100 km.
Também o Citroën ë-C3 atingiu cinco estrelas, mas com 91 por cento. Os três levaram a pontuação máxima no parâmetro dos gases de efeito de estufa.
Por um lado, a Green NCAP destaca o tamanho razoável da bateria que “reduz as emissões durante o processo de fabrico e mantém o peso dos carros em patamares mínimos” - melhorando, por conseguinte, a eficiência de condução para além de sobrecarregar menos travões e pneus.
Mas há um ‘senão’ apontado: a autonomia limitada, sobretudo com tempo frio, já que o Mini pode cair dos 268 km com condições amenas para os 184 km com condições frias e o Fiat dos 340 km para os 225 km - sempre em circulação em vários tipos de vias.
Carros de combustão
Também foram examinados automóveis com motores de combustão tradicionais. E há exemplos cujos resultados são considerados "credíveis" para o tipo de motorização.
São os casos dos Hyundai i20 (pontuação de 60 por cento) e do BMW Série 1 (que somou 59 por cento) - ambos a gasolina, com avaliação de cinco estrelas e meia na sustentabilidade.
Estas classificações ficam acima de veículos elétricos e híbridos, como o Mazda CX-80. Nos testes da Green NCAP, ficou-se pelas duas estrelas e meia e 34 por cento, sendo o menos bem avaliado.
O desgaste dos pneus e dos travões neste híbrido teve pontuações muito baixas, com o impacto das mais de duas toneladas de peso do automóvel. Há, também, potencial limitado de recuperação de energia.
Já o SUV elétrico Kia EV9, com uma bateria de 100 kWh e sete lugares, foi pontuado com três estrelas e 56 por cento. A avaliação considerou a energia necessária no processo de produção e a eficiência energética, tal como o impacto das características da viatura no desgaste dos pneus e dos travões.
O que é o Green NCAP e o que avalia?
O Green NCAP é um programa independente de avaliação da sustentabilidade ambiental de viaturas no âmbito da Euro NCAP, que conta com a cooperação dos governos europeus.
São avaliados vários aspetos, como a eficiência com diferentes condições meteorológicas, o impacto do peso e as emissões poluentes provenientes de pneus e travões. Para além disso, a avaliação passou a incluir os dados de toda a vida útil do automóvel - assumindo-se como "o primeiro sistema de classificação da sustentabilidade dos veículos do mundo a avaliar o impacto ambiental de um carro ao longo do seu ciclo de vida".
Também há um âmbito específico relativo a carros elétricos: a avaliação da experiência de condução, que considera o aquecimento do habitáculo ou o carregamento, por exemplo.
Leia Também: Inspeção de carros elétricos também é obrigatória. Conheça as diferenças