Lançado em 1975 e produzido até 2004, o Lotus Esprit tornou-se num ícone dos carros desportivos. Agora, é reinterpretado pela Encor num projeto próprio - o Encor Series 1.
Serão produzidas, apenas, 50 unidades - todas elas tendo um Lotus Esprit V8 como ponto de partida. O motor mantém-se mas será totalmente reconstruído, para melhorar o seu desempenho e usabilidade.
Nada será alterado face ao automóvel Lotus original, sendo mantidos a caixa de velocidades e os chassis do carro que serve de 'dador'. Assim sendo, pode ser conservada a história e o registo original do automóvel.
Carroçaria em fibra de carbono e interior moderno
Já a carroçaria será substituída por um produto próprio da Encor, em fibra de carbono. Também o interior terá alterações, ficando moderno e em linha com os tempos atuais.
Assim, serão incluídas câmaras 360º e funcionalidade Apple CarPlay, tal como um moderno sistema de controlo climático. Há revestimentos em Alcantara e superfícies em alumínio maquinado.
"Melhorar, não substituir"
Simon Lane, co-fundador da Encor, explicou: "Qualquer pessoa pode modificar um carro. O que nos destaca é a forma como tratamos do Esprit - não como um projeto, mas como uma responsabilidade. O progresso deve melhorar, não substituir".
Só em novembro é que será lançado oficialmente o Encor Series 1, pelo que ainda não se conhecem detalhes, especificações nem imagens para além das silhuetas. Mas o preço já foi anunciado: 430 mil libras (cerca de 365.805 euros), acrescendo-se o Lotus Esprit V8 de base, impostos e equipamento opcional.
A silhueta dianteira do Encor Series 1© Encor
Leia Também: Lotus renova experiência auditiva dos seus modelos elétricos