A Mazda e a Toyota podem vir a colaborar no desenvolvimento dos novos MX-5 e GR86, assentando-os numa plataforma comum. Os dois fabricantes japoneses já são parceiros no SUV híbrido CX-50, no qual a tecnologia híbrida é da Toyota.
De acordo com a revista Best Car, as próximas gerações do roadster MX-5 e do coupé GR86 poderão ser desenvolvidas em conjunto - partilhando a mesma plataforma. Ambos deverão ser de tração traseira, mas o motor não será o mesmo - especulando-se sobre um conjunto híbrido para o modelo da Mazda.
Também o interior deverá ser diferente, com a Mazda a manter dois lugares e a Toyota a apostar numa configuração de condutor + passageiro à frente e dois passageiros atrás.
A mesma publicação de referência nipónica, citada na Forbes, adianta que a Mazda enviou vários engenheiros de topo para as instalações da Toyota, no sentido de trabalharem no desenvolvimento conjunto dos dois automóveis.
A confirmar-se, ficará para trás a parceria que a Toyota tem vindo a ter com a Subaru para os desportivos Toyota 86 e Subaru BRZ - que são desenvolvidos em conjunto há mais de uma década.
Leia Também: Morreu Tom Matano, criador do Mazda MX-5 recordista do Guinness