A empresa americana 24M Technologies diz ter uma tecnologia de bateria "revolucionária". Pode ser aplicada em automóveis elétricos, mas também em dispositivos eletrónicos domésticos e outros equipamentos de mobilidade.
A tecnologia 24M ETOP (Electrode-to-Pack) foi apresentada originalmente em 2023 e, segundo a empresa, é uma solução para produzir baterias "rapidamente e eficientes do ponto de vista dos custos".
Em comunicado, é descrita como "uma plataforma de fabrico de baterias independente de elétrodos e química, que integra elétrodos diretamente no conjunto de baterias".
Em suma, a 24M ETOP "elimina o fabrico de estruturas de células convencionais", assumindo-se como uma alternativa "mais simples e eficiente do ponto de vista dos custos para construir baterias compactas de alta voltagem com a máxima densidade energética e flexibilidade de design".
É eliminado o uso de materiais que "desperdiçam espaço", ao mesmo tempo que prejudicam a eficiência energética e fazem aumentar os custos.
Segundo a tecnológica americana, o conteúdo de elétrodos com a tecnologia ETOP pode representar "até 80 por cento do volume do conjunto" - ao contrário dos 30 a 60 por cento verificado em baterias tradicionais.
É prometida uma autonomia até 50 por cento superior em veículos elétricos mantendo o mesmo tamanho de bateria, para além de flexibilidade no design: "Pode ser escalada para se encaixar em qualquer aplicação, desde baterias de grandes dimensões para rede elétrica a veículos elétricos", passando por bicicletas elétricas de duas e três rodas e eletrónica de consumo.
"Forte interesse de construtores"
Certo é que este tipo de tecnologia de baterias ainda não está disponível comercialmente. A 24M justificou-o numa resposta citada pela publicação britânica Autocar: "Tal como qualquer coisa relacionada à produção automóvel, leva tempo a entrar no mercado".
Em todo o caso, a firma tecnológica baseada nos EUA falou de um "forte interesse de construtores", esperando "entregar os primeiros protótipos neste outono".
Sem revelar nomes, a 24M disse ao já mencionado site que há um fabricante bem conhecido que vai receber protótipos de baterias com a tecnologia ETOP "para os seus próprios testes nos próximos meses", visando que a tecnologia esteja publicamente disponível "num par de anos".
A expectativa da empresa é que a produção arranque em 2027, antes da estreia comercial depois de 2028 - em data não especificada.
De referir que dois dos grandes desafios no desenvolvimento dos automóveis elétricos são a autonomia e as grandes dimensões das baterias - com a necessidade de encontrar soluções que aumentem a autonomia sem prejudicarem o tamanho do conjunto de bateria.
Leia Também: China envia milhares para construir fábrica de baterias em Espanha