O Rolls-Royce Silver Ghost é um dos modelos pioneiros da famosa marca de luxo. Uma unidade pertencente ao Museu do Caramulo ficou danificada num acidente que aconteceu esta terça-feira (30 de setembro) na autoestrada do norte (A1).
No fim de semana passado, o automóvel participou na Corrida dos Fundadores, que passou pela região Oeste, Estoril e centro do país. Estava a ser transportado para o espaço museológico.
Numa informação confirmada pelo Auto ao Minuto junto do Museu do Caramulo, o incidente aconteceu na zona da Póvoa de Santa Iria e teve origem num erro de cálculo do condutor do camião que o transportava, ao passar debaixo de um viaduto.
Em resposta ao nosso site, o museu esclareceu que o carro sofreu "danos na cabine traseira em madeira, que vai agora ser reparada".
Mais de 100 anos de história… com raízes belgas
Este Rolls-Royce Silver Ghost em concreto foi construído em 1920 na Bélgica tem um número de chassis 6YE e de motor 191. Em 1956, foi adquirido por João de Lacerda - que, mais tarde, o cedeu ao Museu do Caramulo.
Ao ser adquirido por João de Lacerda, o veículo foi restaurado. Tem um motor de seis cilindros 7,5 litros e dupla ignição, com potência de 40 a 50 cv. Está associado a uma caixa de quatro velocidades e a tração é traseira. A velocidade pode atingir os 100 km/h.
Só existem travões no eixo traseiro. Segundo a página do Museu do Caramulo, esta opção visa "contrariar o peso de 2.330 kg" do Rolls-Royce Silver Ghost. Por dentro, o carro é revestido a madeira de nogueira e mantém os estofos originais, tal como os vidros de correr.
Vale mesmo um milhão de euros?
Uma unidade do Rolls-Royce Silver Phantom, similar à do Museu do Caramulo agora danificada.© Newspress
Alguns meios de comunicação noticiaram que o Rolls-Royce acidentado tem um valor a rondar um milhão de euros.
Na comunicação enviada ao Auto ao Minuto, o Museu do Caramolo esclareceu que esta quantia "não corresponde à verdade", sem querer adiantar o valor real do automóvel.
Nota: A imagem de topo não é correspondente ao modelo do Museu do Caramulo, mas sim de uma outra unidade do mesmo modelo da Rolls-Royce.
Leia Também: Este Rolls-Royce inspirado pelo Espaço é único no mundo