O GP de Singapura é o que se segue no calendário do Mundial de Fórmula 1. Realiza-se já no próximo fim de semana (3 a 5 de outubro), na zona da Marina Bay na cidade-estado.
Depois desta ronda, ficarão a faltar apenas seis, pelo que está a chegar-se à fase decisiva da temporada - quando a McLaren ainda mantém uma vantagem considerável para a concorrência.
Piastri no topo do campeonato
Oscar Piastri abandonou no GP do Azerbaijão devido a um acidente na primeira volta. Ficou a zeros pela primeira vez este ano e foi apenas a terceira corrida em que falhou o pódio.
Apesar deste resultado, o australiano da McLaren manteve o comando do campeonato, tendo 25 pontos de avanço para o colega de equipa Lando Norris - que procura o regresso às vitórias que escapam desde o GP da Hungria antes da pausa de verão.
Verstappen nunca venceu em Singapura
Em terceiro está Max Verstappen. A atravessar a melhor fase da época, o holandês da Red Bull venceu de forma dominadora as últimas duas corridas e reduziu para 69 pontos a margem que o separa de Piastri.
Verstappen ainda pode sonhar com o quinto título, mas chega ao GP de Singapura que é o único do atual calendário que ainda não venceu.
Por outro lado, o campeão dos últimos quatro anos distanciou-se de George Russell (Mercedes) com esta sequência de triunfos - estando agora 43 pontos na frente do britânico. O top cinco é fechado por Charles Leclerc, da Ferrari,a 47 pontos de Russell.
McLaren perto do título de construtores
A McLaren tem vindo a dominar a temporada, cedendo apenas cinco vitórias nas 17 rondas já disputadas. Soma 623 pontos e, no GP de Singapura, tem mais uma hipótese de se sagrar já campeã de construtores.
Para isso, a equipa baseada em Woking precisa de não perder mais de 30 pontos do que a Mercedes nesta jornada asiática. O avanço é atualmente de 333 pontos, tendo de sair de Singapura com pelo menos 303 pontos de vantagem para celebrar a conquista.
Se a equipa alemã, que está em segundo, tiver os seus dois pilotos nos dois primeiros lugares em Singapura, a McLaren pode ser campeã no domingo se conseguir as sétima e oitava posições na corrida. A Ferrari também tem de ser considerada, estando 337 pontos atrás da liderança.
Apesar de ser na Ásia, o GP de Singapura é a horas relativamente habituais para o público europeu, já que se realiza em período noturno. Sem corrida Sprint, esta ronda terá o formato habitual (dois treinos livres na sexta-feira, um treino livre e qualificação no sábado e corrida no domingo).
Eis os horários (hora de Portugal Continental):
- Sexta-feira, 3 de outubro
- 10h30-11h30: Treino livre 1
- 14h00-15h00: Treino livre 2
- Sábado, 4 de outubro
- 10h30-11h30: Treino livre 3
- 14h00-15h00: Qualificação
- Domingo, 5 de outubro
- 13h00: Corrida
Leia Também: Verstappen triunfa no 'pesadelo' de Piastri e aproxima-se da liderança