Procurar

Troca de pneus: Deve ou não comprar pneus usados?

Os pneus são um dos componentes mais importantes do automóvel, já que são o seu ponto de contacto com o piso. Na hora de os mudar, podem surgir dúvidas sobre que produto adquirir - incluindo se os pneus devem ser novos ou podem ser usados.

Troca de pneus: Deve ou não comprar pneus usados?

© Shutterstock

Bernardo Matias
30/09/2025 13:18 ‧ há 4 dias por Bernardo Matias

Auto

Dicas

Os pneus dos automóveis desgastam-se e, por isso mesmo, é necessário mudar em certos intervalos de tempo. Na altura de o fazer, deve optar sempre por pneus novos, ou pode escolher usados?

 

Novo ou usado, o pneu deve cumprir a homologação e os requisitos mínimos de segurança estipulados, como a boa condição geral e a profundidade do piso.

E não é assim tão incomum optar por usados: segundo a publicação britânica Autocar, há cerca de 5,5 milhões de pneus usados comprados no Reino Unido a cada ano (cerca de dez por cento do total).

Vantagens

A grande vantagem em adquirir usados é o preço, uma vez que sairá significativamente mais barato. O impacto ambiental também será menor, uma vez que está a optar por um produto reciclado.

Também pode ser uma solução interina até à próxima troca do conjunto completo em caso de furo irreparável, que afete apenas um pneu.

Desvantagens

Apesar da poupança, um pneu usado não irá durar tanto como um novo, pelo que terá de ser substituído mais cedo - anulando, pelo menos parcialmente, o que guarda inicialmente. Segundo a DECO PROteste, para compensar, a profundidade do piso deve ser de pelo menos 4,5 milímetros.

Por outro lado, os pneus usados podem ser potencialmente inseguros - se alguém os trocou, é porque o proprietário ou o mecânico considerou que já não estavam em condições ideais.

O funcionamento destes pneus nunca será tão competente como se fossem novos, disponibilizando menos aderência. E a borracha degrada-se com o passar dos anos, pelo que mesmo que as condições pareçam boas à primeira vista, a integridade do composto pode não estar garantida.

Diferença entre pneus recauchutados e pneus usados

Para além dos pneus usados, há também os recauchutados. Estes, no essencial, foram usados previamente, mas a banda de rodagem foi mudada para uma nova. E, por vezes, são vendidos como se fossem semi-novos.

Mais baratos, estes pode ser apelativos, mas têm maiores riscos associados: nem todos estão concebidos com este tipo de reciclagem em mente. Se a nova camada não aderir tão bem à carcaça, no limite até pode haver uma falha estrutural e consequente perda de controlo do veículo.

Comprar pneus usados: sim ou não?

Não há uma resposta universal a esta pergunta. Optar por um pneu novo, usado ou recauchutado depende das pretensões e do que procura o proprietário da viatura.

Antes de decidir, deve informar-se dos prós e contras tendo em conta, também, o uso que espera dar ao automóvel. Há sempre vantagens e desvantagens. O mais seguro é, naturalmente, adquirir um totalmente novo - sendo também o mais dispendioso.

Leia Também: Quota de mercado dos fabricantes de pneus chineses quadruplicou na Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10