Cada marca automóvel tem a sua própria maneira de atribuir designações aos modelos. A smart não é exceção, mas a própria fabricante reconhece que pode causar estranheza.
O automóvel mais pequeno será o smart #2 (ainda não lançado), mas é um crossover SUV de maiores dimensões a ser designado como smart #1. De facto, foi o elétrico que chegou primeiro, em 2022. Agora, já estão também no mercado o #3 e o #5 - outros dois SUV.
Mas, havendo 'intervalos' nas designações, fica evidente que não é a antiguidade a ditá-las.
Dirk Aldemann, diretor-executivo da smart na Europa, explicou citado pela Autocar qual é a estratégia: "A nossa nomenclatura é um bocado estranha. Reservamos os números par para os não SUV. Então, o tipo de carroçaria mais pequeno não SUV é o #2. Sim, é maior do que #1, mas que seja".
O smart #2 é um modelo que vai ocupar o espaço do smart Fortwo e será apresentado em 2026. Também 'na calha' está o smart #4, para suceder ao Forfour, mas ainda não há a autorização nem um design final para avançar.
A plataforma do novo smart #2 está a ser desenvolvida em conjunto pela Geely na China e pela Mercedes-Benz na Alemanha. Com as adaptações que forem necessárias, será partilhada pelo possível futuro #4. Atualmente, a smart só vende modelos totalmente elétricos.
Leia Também: Smart tem novo carro elétrico 'na calha' e será sucessor do Forfour