Há mais de um ano que a Direção-Geral do Trânsito em Espanha está a testar uma nova solução de sinalização no piso - uma linha vermelha contínua com cerca de 30 centímetros de largura.
Segundo o Real Automóvel Clube de Espanha (RACE), estas linhas podem estar pintadas diretamente em cima de um traço contínuo branco convencional ou entre dois traços contínuos brancos habituais.
O vermelho é uma cor que se destaca como indicadora de perigo ou proibição. E esta linha está em testes entre Coín e Marbella na Andaluzia, num troço da A-355. Estende-se por quatro quilómetros e substitui o duplo traço contínuo que estava no local, de acordo com a Junta da Andaluzia.
A medida vai alargar-se gradualmente posteriormente a outros locais de Espanha "considerados conflituosos ou perigosos", escreve o Real Automóvel Clube da Catalunha (RACC).
O objetivo é ser uma medida dissuasora, numa estrada em que circulam cerca de 20.000 automóveis. Em 2023, registaram-se dez vítimas mortais resultantes de acidentes - sendo conhecida popularmente como 'estrada do medo'.
Assim, é reforçado o assinalar da proibição de ultrapassar nos locais em causa, já assinalada pelas linhas contínuas brancas tradicionais.
A DGT explica, num documento, que o asfalto pigmentado visa, principalmente, "aumentar a atenção do condutor sobre a via e respetivas circunstâncias, pela especial perigosidade de um elemento concreto do trajeto".
Consequências
Se pisar uma linha vermelha em Espanha, está a incorrer numa infração grave - punível com 400 euros de multa e subtração de quatro pontos na carta de condução.
️ Una gran línea roja remarca la prohibición de adelantamientos en la #carretera A-355 de #Coín (#Málaga)
— Consejería de Fomento de la Junta de Andalucía (@FomentoAND) January 26, 2024
A esta medida se sumarán además radares pedagógicos y carteles digitales
ℹ️ https://t.co/nl4YdSI4SN pic.twitter.com/O4Wn3pvWPH
Leia Também: Saiba como conduzir (acompanhado) enquanto tira a carta