Procurar

Se está grávida, cinto de segurança "exige cuidado especial". Como usar?

O cinto de segurança é obrigatório para andar de carro - seja enquanto passageiro ou ou condutor. As grávidas não estão, regra geral, dispensadas, apesar de poder ser mais desconfortável. Saiba como o usar.

Se está grávida, cinto de segurança "exige cuidado especial". Como usar?

© Shutterstock

Bernardo Matias
12/09/2025 12:45 ‧ há 11 horas por Bernardo Matias

Auto

Dicas

Inovação essencial para a segurança rodoviária há algumas décadas, o cinto de segurança é, hoje em dia, um equipamento obrigatório e indispensável nos automóveis.

 

Se está grávida, utilizar este dispositivo pode ser mais desconfortável e causar dúvidas sobre como utilizar adequadamente. Mas, alerta a Guarda Nacional Republicana (GNR), é obrigatório.

Esta autoridade partilhou conselhos para as grávidas: "O cinto de segurança protege duas vidas, mas exige um cuidado especial", pode ler-se nas redes sociais.

Segundo a GNR, "a fita interior deve ficar abaixo da barriga, junto às ancas", enquanto "a fita diagonal deve cruzar o peito, sem pressionar o abdómen".

Exceções

Há exceções na obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. A isenção, prevista no artigo 9.º, abrange apenas pessoas com "atestado médico de isenção por motivos de saúde graves".

Este documento deve ser "emitido pela autoridade de saúde da respetiva área de residente, em modelo aprovado pelo Ministério da Saúde, devendo mencionar o prazo de validade" e conter um símbolo definido pela lei. Também são válidos atestados médicos de autoridades competentes de outros Estados-membros da União Europeia.

Há, ainda, a dispensa para condutores de táxi enquanto transportam passageiros dentro das localidades e para os condutores de veículos de segurança, polícia criminal, de socorro e segurança prisional quando a missão o exigir. Esta dispensa aplica-se, ainda aos "respetivos agentes de autoridades e bombeiros transportados" nas viaturas.

Leia Também: Mexe no telemóvel em semáforos ou filas? O 'castigo' pode ser pesado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10